segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

CONTÍNUA CONDIÇÃO DE PENÚRIA




“As vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e os seus cabelos serão desgrenhados; cobrirá o bigode e clamará: Imundo! Imundo!” (Levítico 13:45).
        Que situação tão triste para um pobre homem declarado leproso! Mas era de extrema necessidade para o bem da sociedade judaica. A lepra era e ainda é uma enfermidade altamente contagiosa, por isso todos deviam ver de longe que aquele homem era leproso e também todos precisavam ouvir sua voz quando ele passava clamando: “Imundo! Imundo!”.
        Caro leitor eis aí uma ilustração deixada de forma clara acerca da condição do homem no pecado. A lepra é apenas uma enfermidade, algo passageiro e até curável. Mas os homens precisam saber que a condição deles como pecadores é extremamente mais aterrorizante do que aquele homem desprezado e indigno de estar convivendo numa sociedade. É sob o domínio do engano de seus próprios corações que os homens não percebem a situação na qual se encontram perante Deus. Para os pecadores tudo está bem, não há aparentemente nenhuma situação de horror, tudo parece belo ao derredor, tudo parece indicar que haverá aqui as mais preciosas bênçãos de Deus e depois serão recebidos no céu com dignidade.
        Quanto engano! Os homens precisam saber por meio do próprio Deus que eles são imundos: “Mas todos nós somos como o imundo...” (Isaías 64:6); todos os homens precisam saber que a situação deles perante Deus é desprezível, alarmante, que eles foram contaminados pelo pecado desde a queda; que foram atingidos pela morte espiritual e que por isso serão atirados para o abismo eterno, banidos da presença de Deus! Mais do que isso, os homens precisam saber que por onde passam exalam a maldição do pecado; que Deus os vê assim e que em nada são aceitáveis perante Deus nessa condição de imundície espiritual.
        Então, qual deve a reação mais sábia dos homens? Primeiramente humilhação: “As vestes do leproso... serão rasgadas...”. Era assim que os homens no Velho Testamento agiam quando se humilhavam de coração perante Deus. Tire as belas e suntuosas vestes do orgulho; lance fora tudo o que aparentemente encobre sua real condição. Agora é o momento de lançar ao desespero e clamar fortemente para que Deus tenha misericórdia de Suas almas que vão perecer. Em segundo lugar confissão: “cobrirá o bigode e clamará: Imundo! Imundo!”. Que todos fiquem sabendo de sua condição; que todos saibam que no pecado os homens não tem condição de transmitir bênçãos para suas famílias; que todos saibam que por onde eles passam só exalam o mau cheiro do pecado e que essa é a contínua condição de suas vidas aqui neste mundo.
        Há esperança para homens cheios da imundície do pecado? Sim. Na lei os leprosos eram isolados e afastados da sociedade. Mas o leitor pode lembrar bem como o Senhor Jesus tratou aquele leproso que chegou para Ele e disse-Lhe: “Se quiseres tu podes me purificar”. Que confiança impressionante! E o Senhor tocou-lhe e ele imediatamente ficou limpo, purificado daquela terrível moléstia. Não é assim que nosso Senhor trata com os pecadores! Não é assim que Ele age com aqueles que chegam a Ele de todo coração, a fim de pedir-Lhe perdão e purificação? Em Lucas 7 é narrada a história daquela mulher adúltera. Ela chegou com toda sua imundície perante o Senhor, achegou-se aos Seus pés para chorar, mas o que nosso Senhor fez? Simplesmente deu-Lhe o perdão completo e a paz que tanto buscou. Daquele lugar a mulher se ergueu para viver na alegria desse perdão e purificação que o Senhor lhe concedera.
        É assim amigo, que nosso Senhor pode agora mesmo tratar com todos os seus miseráveis pecados, se você chegar em humilhação e confissão pela fé perante Ele.

Nenhum comentário: