sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (2)




“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)
A ADVERTÊNCIA DE DEUS CONTRA A SOBERBA.
        Caro leitor, a primeira meditação acerca desse tema foi para introduzir o assunto e espero no Senhor que o que fora dado seja suficiente para compreender como a mesma soberba que tomou conta da nação judaica nos dias de Jeremias é a mesma soberba que encobre milhares de corações em dias tão apóstatas como nossos dias. Eu sei que já nascemos no berço do orgulho, que viemos ao mundo com nosso “nariz empinado” e com toda disposição e energia para pular e saltitar em nossa sensação de bem-estar. Mas o fato é que além dessa grossa capa de gordura da soberba do pecado que envolve nosso coração, é nos dias de apostasia que o mero orgulho é transformado em soberba. Satanás sabe como tecer o grosso tecido de sua arrogância e para isso ele mistura a lã religiosa com ingredientes mundanos. Em nossos dias vemos como as multidões pulam e deliciam em seus carnavais até mesmo dentro das igrejas e mesmo assim as multidões estão se gloriando em achar que tudo está bem e que Jesus está apoiando suas maldades.
        Mas quero ir mais longe ao mostrar na Bíblia o quanto Deus adverte os homens contra a soberba. A soberba é o diploma do candidato ao inferno; a soberba é a mala onde estão guardados todos os outros pecados, é o monitor que controla os homens em suas vaidades. A soberba é a mais clara manifestação da presença dominadora do pai da mentira nos atos dos homens. Foi com a soberba que homens se elevaram mais e mais no anseio de chegar à posição da divindade que de lá foram derribados para as profundezas do abismo: “...porque todos os orgulhosos estão entregues à morte e se abismarão às profundezas da terra, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova” (Ezequiel 31:14).
        Caro leitor, essas advertências são tão terríveis que minhas palavras não conseguem transmitir com maior intensidade esses terrores. Homens de Deus sentiram na pele o real significado do intenso ódio de Deus contra a soberba, porque é pela soberba que homens se enclausuram e ficam prontos a cair na prática de hediondos e vis pecados. Até mesmo santos como Ezequias, o qual quando veio o conforto e a paz, em pouco tempo se entregou ao orgulho e se afastou de Deus (2 Crônicas 32:25). Quem poderia imaginar que um homem como Davi cairia naquele gravíssimo pecado de adultério e posteriormente de assassinato? Mas o fato é que mesmo homens crentes, quando deixados sozinhos, entregues a si mesmo, de repente ficam cercados por essa nuvem do mal. Dizem que o olhar da sucuri é suficiente para cercar uma presa e deixá-la sem poder escapar. É assim a soberba. Por essa razão que o salmista pediu tanto, para que o Senhor o livrasse desse perigo que ronda as almas daqueles que são sinceros crentes: “Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão” (Salmo 19:13).
        Meu caro amigo, creio que ao intensificar esse assunto, poderei lançar mais luz ao texto de Jeremias 13. Quero que os leitores, mesmo crentes saibam o quanto isso é perigoso e letal. Foi a soberba que envolveu Lúcifer, fazendo com que ele se tornasse o que é agora – o diabo. Lembre-se que na queda no Éden tudo começou com a soberba – o forte desejo e ambição de ser igual a Deus. Lembre-se amigo, que a essência do pecado é a soberba e que ela está abrigada num coração que ainda não conheceu o Salvador e a salvação.

Nenhum comentário: