sábado, 14 de fevereiro de 2015

O APELO DA GRAÇA SALVADORA (12 de 13)




“Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (JEREMIAS 33:3).
        É UM APELO QUE ELEVA À GLÓRIA: “...anunciar-te-ei coisas grandes e...”
        Caro leitor, digo mais que esse maravilhoso apelo da graça salvadora: “Invoca-me, e ter responderei...” também jamais será atendido por uma alma rebelde, porque assim como Caim ele é um fugitivo da verdade, procurando escapar da luz e se escondendo nas trevas. A rebelião contra a Palavra da verdade é marcante em nossos dias, porque homens e mulheres têm encontrado vários e vários pastores do mal que querem apascentar seus corações. Eles sempre estão encontrando lugares onde acham apoio dos homens. O rebelde não tolera o apelo da graça, pois seus corações estão encobertos com uma grossa capa de soberba, por isso o rebelde busca luzes externas, busca fogo estranho e não a luz do santuário que vem de Deus ao coração. Por essa razão o rebelde há de continuar assim, surdo e obstinado contra Deus e contra Sua Palavra. Para quem Deus dirige Seu apelo? Para quem a mensagem do divino Evangelista está sendo dirigida? Há porventura alguma alma que está agora com sede da verdade? Será que há alguma alma cujo ouvido foi aberto para ouvir a voz do céu? Creio que há, porque a graça jamais perdeu nem perderá Sua força e ainda essa porta do coração compassivo de Deus ainda se acha aberta. Por essa razão quero mostrar agora as razões porque Deus está chamando os pecadores ao arrependimento.
        Digo e afirmo que esse maravilhoso apelo que brilha em plena escuridão da lei mostra ser um apelo que eleva os pecadores à glória. Nunca, jamais o Senhor em Sua graça há de elevar os homens à glória mundana. Nosso Senhor quer arrancar pecadores deste presente século mau (Gálatas 1:4). É satanás que toma os homens e os faz subir às alturas da sua fulgurante soberba, para que lá de cima homens e mulheres contemplem o mundo e suas vaidades e ambições. Caro amigo, a glória da salvação está infinitamente além daquilo que os olhos carnais conseguem ver e a mente humana pode entender. Não há algo mais perigoso para o homem do que ser elevado às alturas pelo pai da mentira, pois ele consegue prender os corações e deixá-los fascinados pelo seu mundo.
        Mas o perigo maior vem do fato que satanás coloca os homens numa posição tão perigosa que eles não veem o perigo da queda fatal. Foi assim com todos aqueles que foram tomados dessa vanglória daqui, pelos desejos de fama, dinheiro, fortuna e prazeres, pois foram erguidos e depois foram atirados de lá. Não foi assim com a perversa Jezabel? Deus permitiu que ela conquistasse tudo o que queria; sua escada foi feita de injustiça, perversidade e idolatrias, mas quando chegou à altura certa foi despencada de lá para a morte física e a morte eterna (2 Reis 9:30-27). Tem sido assim com milhares que ficam obsecados com as maravilhas deste sistema maligno e mundano. Quando os homens estão seduzidos pelas paixões e pela soberba da vida, seus olhos simples ficam cegos e os ouvidos surdos para as realizados ocultadas e não divulgados pelo perverso pai da mentira neste mundo.
        Homens e mulheres nessa situação não conseguem ouvir o apelo da graça. Muitos como Nabucodonosor precisam sofrer terrível queda, a fim de saber quão horrível é viver sob o engano do pecado. Muitos têm sido socorrido pela ação misericordiosa do Senhor e na queda são poupados da morte eterna, como diz a mensagem deste hino:
                        Eu nas trevas vagueava sem a luz da retidão
                     A minha alma estava morta e eu sem fé no coração!
       













Nenhum comentário: