quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

“À PROCURA DE UM MORTO” (1)



       

“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (GÁLATAS 2:19,20)
INTRODUÇÃO:      
        Caro leitor, procurei dar um tema que pudesse chamar sua atenção, mas não tanto para       isso, porque que importância terá um tema se a lição não for verdadeira, bíblica e importante para o viver? Mas o tema vai nos mostrar o quanto os crentes neste mundo realmente morreram e devem viver como mortos, de tal maneira que quando o mundo e o diabo procurarem verão que de faro eles não passam de elementos que já morreram. Foi assim que Paulo encarou seu viver neste mundo para a lei, para a carne e para o próprio mundo. O escritor inspirado de Gálatas antes foi um perseguidor da igreja; antes era um seguidor zeloso da lei, em tudo querendo se submeter aos ditames perfeitos da santa lei de Deus, até que um dia morreu Saulo, o velho Saulo, morreu não em Jerusalém, mas sim numa cidade gentílica – na entrada de Damasco. Foi ali que morreu o velho Saulo, a fim de nascer um novo homem – Paulo. Aquele que estava carregando agora espada e outras armas para lutar contra os santos, de repente lança fora todo esse arsenal, de repente se vê morto, completamente indiferente para sua religião, para o que seus amigos e parentes pensavam e até mesmo completamente indefeso quanto as perseguições engendradas conta ele.
        O que aconteceu? Por que essa mudança? Paulo responde isso no texto de Gálatas 2:19,20. É exatamente isso o que o evangelho bíblico faz com o homem. Quando a mensagem chega; quando acontece uma conversão na alma; quando ocorre uma mudança no coração, eis que o velho homem, ligado ao velho adão passa a ser um defunto. O poder do evangelho vem para ocasionar isso no viver, para abater o antigo e fazer nascer o novo; vem para humilhar o soberbo pecador, a fim de erguer um homem nascido do alto. É esse o ensino que Paulo transmite na carta aos Gálatas e esse ensino mostra exatamente o que acontece com todo verdadeiro crente. O verdadeiro cristianismo tem a resposta na cruz de Cristo para os anelos e perspectivas deste mundo. Eis aí a razão pela qual o mundo vai a busca dos verdadeiros crentes e os encontra mortos. Paulo exemplifica isso em sua vida na carta aos Gálatas:
1.          Paulo se posiciona como morto em relação às exigências da lei. Os crentes da Galácia estavam deixando os ensinos da graça, o caminho da verdadeira liberdade cristã, a fim de entrar no corredor maldito da lei. Ora, Paulo amava aqueles irmãos, ele foi um tipo de pai na fé deles. Paulo era profundo conhecedor da lei e anteriormente fora um seguidor ferrenho e sincero, numa louca tentativa de encontrar no final a ressurreição. Por essa razão Paulo primeiramente mostra o quanto a lei nada fez pela sua salvação; que a lei teve o papel de mostrar-lhe o Salvador que na cruz do Calvário foi pendurado para lhe salvar. Paulo agora sabia o quanto a lei nada podia, nem pode fazer pelo homem, por essa razão ele afirma que morreu para a lei. Paulo agora diz que no que tange às exigências da lei de Moisés ele era um defunto: “...morri para a lei...”. Aqueles crentes da Galácia deveriam saber essas verdades na vida do apóstolo aos gentios.
        Meu caro leitor, você é um crente em Cristo? Você entendeu essas verdades no viver e simplesmente se considera morto para a lei? Não há nada no homem que possa agradar a Deus. A obra perfeita de Cristo foi suficiente para agradar a Deus e tornar o pecador aceito Nele.

Nenhum comentário: