quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O APELO DA GRAÇA SALVADORA (9)




“Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (JEREMIAS 33:3).
É UM APELO REVELADOR:
        Caro leitor que ama de coração a Palavra de Deus, examine bem esse verso que aparece em meio a escuridão dos juízos de Deus contra a população incrédula e rebelde de Jerusalém. Veja a mensagem de salvação aos pecadores arrependidos. Naqueles dias parecia que os clamores dos profetas eram inúteis, porque nem mesmo a espada dos inimigos assustava o povo e impulsionava de volta a Deus. Pelo contrário, eles queriam mesmo era linchar os profetas do Senhor, a fim de que parassem de pregar e anunciar os juízos derivados da ira de Deus. Mas mesmo assim vemos que o coração compassivo de Deus mostra Sua disposição de salvar, de libertar os pecadores, de enviar os instrumentos de terror para longe e de mostrar Seu imenso amor. Os apelos de Deus tinham como objetivo levar a população ao arrependimento.
        Notemos como o apelo da graça salvadora é um apelo revelador. Ao se apresentar Sua salvação: “Invoca-me, e te responderei...” nosso Senhor imediatamente faz surgir o caminho de acesso a Deus. Os homens desconhecem o caminho aberto que o Deus de amor abriu aos homens. Eles desconhecem porque no íntimo estão cegos, devido a dureza e obstinação dos seus corações. Eles pensam que o caminho largo, caminho tão perigoso e letal é de fato o mais excelente caminho: “Há caminho que ao homem parece direito, mas no final dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12), conforme a mensagem da primeira estrofe de um antigo hino:
                               Eu nas trevas vagueava sem a luz da retidão
                               A minha alma estava morta e eu sem fé no coração!
        Caro leitor, cabe a mim como pregador mostrar as maravilhas desse chamado tão revelador aos pecadores que anseiam conhecer a salvação. Indo pelo caminho da perdição, caminho tomado por Caim, certamente distanciará ainda mais o pecador do amor de Deus, porque ao correr sem sabedoria pelo caminho dos sentimentos e dos prazeres, os homens não sabem que estão como que descendo rumo a uma catarata. Quanto perigo! Não é preciso que nós os pregadores abramos nossas bocas a fim de alertá-los? Veja amigo, olhe o monte do calvário, onde o Senhor foi exposto, crucificado, a fim de dar Sua vida em lugar de pecadores perdidos, caídos e condenados como eu e você. Eu sei que satanás está à frente, fazendo um barulho infernal, a fim de manter você assim, tão ocupado e entretido com seus negócios. Quantas vezes ele chega aos seus ouvidos para dizer-lhe que ele é Deus, que ele tem o melhor e que lá adiante você verá maravilhas acontecendo em sua vida.
        Porém, não é essa a mensagem verdadeira, porque o Deus de amor que tirar-lhe dessa confusão mundana; quer arrancar do seu coração todas essas vãs e inúteis promessas. Ele deseja que você olhe os fatos, veja a ruína causada pelo pecado, a destruição feita em toda raça trazendo a aterrorizante morte eterna. Então, você precisa ouvir a mensagem da cruz, porque foi ali que o Justo tomou o lugar de homens injustos e cruéis; foi ali que o puro Cordeiro de Deus pagou o preço dos nossos pecados; foi ali que Deus o Pai desferiu Sua ira contra Seu próprio Filho, para que ficássemos para sempre livres dessa maldição eterna.
        Por isso  amigo, pare e medite nessa mensagem da graça. Eu sei o quanto essa mensagem é humilhante para nós pecadores; o quanto ela é completamente diferente das mensagens melosas dos falsos mestres, porque nada tem de promessas de uma vida melhor aqui, porque tudo o que eles pregam é mentira, mesmo que eles floreiem suas palavras com lindos versículos bíblicos e falem tudo em nome de Jesus.


Nenhum comentário: