quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (5)



                                 
“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)
COMO A SOBERBA SE MANIFESTA: “...porque o Senhor falou”.
        Caro leitor, que saibamos que o pecado da soberba é mais sutil, que se oculta nos lugares mais íntimo do coração. Somente Deus pode mostrar essa perigosa víbora, a qual está pronta sempre para dar o bote assim que for descoberta. O Senhor revela essa maligna atividade no viver do povo de Israel e por meio da boca de Jeremias fala àquela nação, mostrando Sua misericórdia e chamando a população a um quebrantamento. Essa lição é de tremenda importância para nossas vidas, porque todo ser humano na queda se aliou ao pecado e essa maldade reina de forma oculta no coração de homens e mulheres. Enquanto a soberba que se manifesta em revolta contra Deus não for arrancada do seu trono, homens e mulheres continuarão seguindo seu próprio rumo, descerão com prazer para o inferno e enquanto isso, por fora farão de tudo para mostrar que são humildes e até mesmo espirituais, assim como faziam os judeus nos dias de Jeremias.
        Meu trabalho agora consiste em expor a segunda lição despontada no texto. Como é que podemos conhecer a soberba? Como ela se manifesta? Como podemos detectar esse perigo? Caro leitor, para que compreendamos isso é necessário permanecer no texto, porquanto a passagem nos traz a verdade. Somos inclinados a por nossa atenção na aparência e com isso somos normalmente iludidos neste mundo. Os homens costumam por uma capa sobre o orgulho e satanás tem várias capas religiosas, moralistas, e ativistas para os homens. Mas ao investigarmos o texto com profunda atenção veremos que a reação imediata da soberba é ignorar o fato de que o “...Senhor falou”.
        Caro leitor, devemos saber que todo soberbo ignora a voz de Deus por meio de Sua Palavra. A soberba simplesmente se põe como surda, porque não tolera ouvir a autoridade amorosa, sábia, justa e santa da voz de Deus. O soberbo estará sempre pronto para ouvir a melodiosa voz dos homens com suas promessas, com sua paz, com suas propostas de seguir um curso melhor. A soberba está sempre de mãos dadas com os soberbos, sempre sentam juntos e caminham juntos. Mas quando vozes proféticas fazem ressoar o “assim diz o Senhor”, eis que corações cheios dessa usurpação de direitos de liberdade, de fazer sua própria vontade, simplesmente erguem seus queixais e continuam andando em seus maus caminhos. E quando a voz de Deus é mantida firme e forte, eis que a soberba se levanta ainda mais e ameaça os mensageiros do Senhor. Não foi assim com o rei Uzias? Quando alcançou a plenitude carnal do sucesso, quando subiu ao tope da fama, eis que a soberba realmente manifestou sua face cruel, até que finalmente foi atingido pela seta da fúria de Deus e foi abatido pela lepra e assim tirado do seu lugar (2 Crônicas 26).
        Caro leitor, seu coração é soberbo se for mantido duro e obstinado, pronto para continuar fazendo sua própria vontade, se recusar ouvir a Palavra de Deus. Quando o Senhor fala por meio da Sua Palavra bendita e mediante a voz dos Seus servos, é momento de humilhação e não de elevação do ego. Quando Deus fala na pregação, necessário é que todas as portas da alma sejam abertas; que todos os corações se mostrem angustiados; que todo joelho se dobre e que toda boca confesse. Quando Deus fala é o Rei dos reis que está falando, é o Senhor dos senhores que está ordenando, portanto, caiamos perante Ele e que com temor e tremor ouçamos Sua bendita voz misericordiosa falando aos nossos corações!

Nenhum comentário: