quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A RESISTÊNCIA NATURAL CONTRA DEUS




“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis” Atos 7:51).
        Essas corajosas palavras de Estevão dirigidas contra aqueles líderes religiosos de Jerusalém, não somente nos mostram como Deus enche Seu servo de zelo e ousadia nos momentos difíceis, como também nos trazem riquezas para fortalecer nossa santíssima fé na verdade. Estevão mostrou o quanto os homens estão dispostos a resistir a Deus. Estou trazendo uma explicação neste texto, porque sei que muitos utilizam esse verso para erigir o errado ensino de que os homens resistem a graça de Deus. Quanto engano!
        Notemos bem que o Espírito Santo não usou Estevão para pronunciar uma mensagem evangelística ali. O que aconteceu foi que aquele mártir da fé usou toda Escritura para mostrar àqueles homens, que não obstante o conhecimento que eles tinham da Escritura do Velho Testamento, eles estavam agindo em total oposição àquilo que eles afirmavam crer, por isso estavam com seus corações tão cheios de ódio e disposição de matar todos quantos defendessem a fé em Cristo, como de fato aconteceu com Estevão.
        É assim que acontece com os homens, porque entregues a si mesmos sempre hão de resistir ao Espírito de Deus. Note bem meu caro leitor, o texto não está tratando de resistência ao chamado da graça, porque é impossível para os pecadores resistir o chamado eficaz da graça, assim como ocorreu com Saulo de Tarso no caminho de Damasco. Não fosse o trabalho do Senhor ali, Saulo estaria entregue ao seu coração depravado e mau, prosseguindo em suas atividades para extirpar os santos do Senhor da face da terra.
        Por que os homens, à semelhança daqueles líderes religiosos resistem a Deus? Os homens resistem porque em seus corações são assim desde a queda. Mesmo tendo conhecimento bíblico eles odeiam o Senhor no coração; querem uma religião, menos Jesus no controle de suas vidas; querem se chafurdar no mundo, menos encarar a verdade salvadora.
        Os homens resistem a Deus, porque à semelhança de Caim sempre agiram assim, fugindo do Senhor e da sua presença compassiva. Os homens resistem ao Senhor porque não suportam a verdade que revela seus pecados, que mostra seus ideais pervertidos. Eles resistem ao Senhor dentro de uma igreja, fora da igreja, tendo pais crentes, tendo uma esposa crente ao lado, tendo um marido crente. Eles resistem o Senhor e procuram encobrir essa resistência com orações, louvores e outras atividades. Eles resistem ao Senhor e provam essa resistência ocupando em elogiar seus líderes religiosos e fazendo de tudo para que eles falem e preguem apenas aquilo que gostam de ouvir. Eles resistem ao Senhor mostrando intenso ódio contra os fiéis servos de Deus, estando aptos para tirá-los do caminho, de uma forma ou de outra, assim como fizeram com Estevão, sem sequer imaginar que o sangue daquele mártir foi a semente para a salvação de Saulo (Atos 9).
        Não há meio de lidar com os homens; não há como mudar corações que são oficinas de atividades do pecado. Só o Senhor faz isso pela Sua graça, porque em Seu poder o Senhor chega para tirar os homens das trevas para a maravilhosa luz. Os homens só param de resistir ao Espírito de Deus quando caem humilhados e estão com seus ouvidos prontos para escutar a doce mensagem do amor do Senhor.

Nenhum comentário: