quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (6)




“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)
COMO A SOBERBA SE MANIFESTA: “...porque o Senhor falou”.
        Caro leitor, realmente importa que saibamos como a soberba se manifesta em nossas vidas. Cuidemos porque os crentes não estão livres desse terrível perigo, especialmente em nossos dias a soberba do diabo tem se vestido de belas roupagens evangélicas e muitos crentes sinceros têm abraçado essa manipuladora e dominadora das mentes e das emoções. Devemos lembrar sempre que na carne ainda não estamos livres da soberba (Salmo19:13) e que se não vivermos na santa dependência do Senhor e na obediência à Sua Palavra, certamente cairemos nas arapucas armadas dos últimos dias.
        Primeiramente precisamos saber que a soberba se manifesta na disposição íntima de não ouvir a Palavra de Deus: “...porque o Senhor falou”. Na soberba, por fora parece que está ouvindo, mas por dentro a alma está surda e a porta do coração está completamente fechada. Note bem que na linguagem do profeta há certa ênfase para chamar a atenção do povo para a voz de Deus. Os homens devem saber que Deus não fala por outros métodos, mas sim tão somente por Sua Palavra. Vivemos em dias quando muitos manipuladores apareceram dizendo que Deus tem falado diretamente com eles. Outros são ousados na disposição de manipular as Escrituras, a fim de que elas sejam usadas para seus fins malignos e gananciosos. Na soberba, homens e mulheres estarão sempre dispostos a ouvir mentiras bem elaboradas pelos falsos mestres e falsos pastores, porque a mentira disfarçada de religiosa é sempre atraente e agrada muito as intenções do coração.
        Caro leitor, a Palavra de Deus é um livro fascinante, porque ela aborda todos os aspectos da vida. Por essa razão muitos a utilizam como se fosse um jardim, tirando flores aqui e ali a fim de deixar a vida mais bela e mais confortável. Mas quão perigoso é isso! Encobrir um coração duro com as maravilhosas promessas de Deus, as quais foram entregues ao Seu povo é uma atitude que pode agravar ainda mais o estado da alma. Num cemitério é comum vermos flores enfeitando as sepulturas. Versos bíblicos usados para encobrir as intenções mundanas e carnais servem exatamente como flores adornando sepulcros. Os fariseus faziam isso, e na linguagem do nosso Senhor, eles utilizavam a Palavra de Deus como tinta, a fim de pintar os sepulcros.
        Caro leitor, a Palavra de Deus deve ser primeiramente usada como espada, a fim de ferir a natureza maligna e rebelde dos homens. Quando pregadores querem atrair os homens após si, normalmente utilizam a Palavra de Deus com Suas promessas e bênçãos eternas. O velho homem em Adão é soberbo, com a mesma soberbia do diabo. O homem em seu estado natural pode parecer manso e humilde perante os homens, perante pastores, perante aqueles que oram bonito, mas não perante a glória de Cristo no evangelho. O homem no pecado enfrenta o Senhor, mostra suas armas de combate e quer fugir quando vê a verdade a seu respeito (João 3:20).
        Meu amigo, a Palavra de Deus é poderosa nela mesma, é suficiente nela mesma. Quando pregadores falham, Deus não falha. A mensagem da Palavra de Deus aponta a culpa do homem e mostra merecida condenação, mas ao mesmo tempo mostra o Cordeiro de Deus que na cruz morreu por causa de nossas ofensas.

Nenhum comentário: