terça-feira, 1 de março de 2016

OS MISERICORDIOSOS (7)




“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7)
OS TRAÇOS DOS MISERICORDIOSOS.
        Amado leitor persigamos em descobrir os traços daqueles que são chamados no texto de “misericordiosos”, e posso assegurar que eles são aqueles que, na prática entenderam que um dia foram reconciliados com Deus. Veja caro leitor o quanto esse fato é suficiente para marcar nos corações a maravilhosa história da compaixão de Deus em favor dos homens. O próprio fato que eles foram reconciliados mostra primeiramente que eram inimigos. Satanás tudo tem feito para que esta atual geração pense que é amiga de Deus; eles hoje acreditam que nada há de errado; que viver no pecado e em suas abominações é algo normal no viver e que Deus entende que é direito deles. Eles sempre estão achando que podem conversar normalmente com Deus e que são adoradores e que Deus os ouve quando eles oram.
        Mas, quanto engano! Nós já saímos do útero de nossa mãe bem com armamentos pesados no coração contra Deus. Ora, a Palavra de Deus está cheia desse ensino e somente a mensagem santa do evangelho é capaz de descobrir essa farsa que encoberta pelos falsos mestres. Mas o fato é que os verdadeiros convertidos sabem disso; eles não fogem desse fato e quando se converteram eles simplesmente se humilharam e depuseram as armas do pecado aos pés do Salvador. Noutras palavras, eles reconheceram seus pecados; eles conheceram o quanto eram insensatos em lutar contra Deus e reconheceram que foi Cristo que fez essa obra de reconciliação, a fim de levá-los sem culpa perante Deus, o Pai (Romanos 5).
        Mas vamos chegar agora mais perto àquilo que mostra o significado prático de ser misericordioso. Digo que essas pessoas que recebem de Deus o título de “misericordiosas” são as que agora entendem o que significa a humanidade caída. As misericórdias de Deus lançam luz nessa escuridão, e quando homens e mulheres são salvos, logo percebem de onde foram arrancados. Quando eles são arrancados do poço da perdição, então eles mesmos voltam para olhar esse “poço”. Eles contemplam o mundo e se impressionam com o fato de que Deus os tirou de lá; eles entendem que não eram melhores do que seus queridos que lá estão; eles agora podem ver o fato que seus amigos, parentes, muitos estão lá.
        Eles perguntam no íntimo: “Por que Ele teve compaixão de mim?” Por que eu fui escolhido? Eles estão embevecidos com esse ato da livre misericórdia e quer entender isso melhor. É aí que entra o verdadeiro sentido de missões, de motivações santas para chamar os pecadores ao arrependimento. É aí que entra o chamado de Deus a homens que Ele mesmo escolheu a fim de ir pregar essa santa mensagem. É agora que eles entendem na prática o real significado de chorar no coração; é agora que brotam nesses corações a ternura e o afeto de Deus, a fim de que muitos deixem seus lugares para ir à busca desses queridos.
        Os misericordiosos têm as lágrimas de Deus em seus olhos; carregam consigo as santas intercessões de Cristo; consagram suas vidas para que sejam como fios elétricos, ligados aos céus, a fim de levar essa santa luz aos povos. Neemias podia ter todo conforto no palácio, longe de Jerusalém, mas quando soube da triste condição do seu povo em miséria lá distante, não pode se conter, até que Deus o enviasse para levar livramento (Neemias 1). Daniel fez uma das mais esplêndidas orações ao Senhor, porque foi imbuído da misericórdia de Deus, assim que fora despertado pela situação do seu povo (Daniel 9).
        Caro leitor, eis aí em poucas palavras apenas uma gota das bênçãos preciosas desse ensino do Senhor aos nossos corações.
       

Nenhum comentário: