segunda-feira, 7 de março de 2016

A MAIS IMPORTANTE PETIÇÃO A DEUS (10 de 10)




“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24)
ELE PEDE PARA ANDAR PELO VERDADEIRO CAMINHO: “..guia-me pelo caminho eterno”.
        Caro leitor, hoje encerro esses comentários em torno dessa passagem do Salmo 139. Creio que aqui está a mais poderosa e importante petição que um pecador contrito deve levar a Deus; creio que essa é a verdadeira invocação de alguém que deseja ser salvo e é também a petição contínua de um crente que realmente deseja andar em santidade de vida enquanto aqui viver.
        Já pude mostrar anteriormente que nessa petição está o anelo de uma ovelha, pois ele deseja ser guiado: “...guia-me...”. Quanto falta essa santa invocação em nossos dias! Achar uma alma arrependida em nossos dias é como achar uma agulha no palheiro. A mensagem evangélica moderna só tem elevado ainda mais o orgulho do homem; só tem salientado a disposição do homem natural em querer tomar a dianteira de Deus e fazer o que bem quiser; tem mais despontado os bodes, do que as simples e indefesas ovelhas do grande Pastor.
        Também, a petição salienta seu desejo de andar pelo caminho certo: “...guia-me pelo caminho eterno”. Eis aí a suma de toda essa petição. A mensagem proclamada em nossos dias expõe o caminho largo; mostra o mundo com suas propostas malignas e enfeita o caminho da perdição com versos bíblicos e superstições. Mas não é essa a intenção de uma alma arrependida. A verdadeira petição não traz consigo um pacote de pedidos vinculados a esta vida aqui. O homem que quer conhecer Deus é alguém nascido de novo, por essa razão deseja o caminho de santidade e luta com todo ardor da sua alma para trilhar esse caminho onde somente os santos podem andar.
        Ele também faz essa petição, porque tem o temor do Senhor. Para andar para o céu precisa temer a Deus, caso contrário o viver será cheio de compromissos com o mundo e a carne. Mas o salmista quer coisas eternas; ele não está de mãos atadas com esta vida terrena; ele quer andar com os santos, pois os crentes são seus irmãos e verdadeiros companheiros. Ele quer trilhar as veredas da responsabilidade com Deus; quer estar na igreja adorando ao Senhor e junto com os irmãos em Cristo aprendendo da Palavra. Ele quer mostrar ao mundo que ele é diferente, que anda ao contrário do caminho pelo qual anda os mundanos.
        Também, ele almeja no final entrar na glória. Em sua petição ele mira a eternidade, por essa razão tudo aqui para ele se fundamenta em coisas eternas: “...pelo caminho eterno”. Em tudo o verdadeiro crente quer mostrar em seu viver o quanto as coisas eternas são os pilares da vida aqui. Ele quer aprender da salvação; quer aprender de Deus; quer ensinar seus filhos acerca de Deus; quer ouvir da mansão celestial, porque lá é seu lugar onde eternamente estará; quer ouvir de Cristo, cuja face santa ele verá lá. Então, ele quer respirar esse oxigênio celestial aqui na terra; sua canção vem de Sião; sua história é a velha história da cruz e seu livro de romance trata-se das ruas de ouro da santa cidade onde ele entrará, mediante o poder justificador do sangue do Cordeiro.
        Amigo, qual é a petição que você agora quer levar a Deus? Se você é um crente sincero, é claro que a petição do salmista está gravada em seu coração e você a aprecia. Se você é uma alma que deseja a salvação é claro que você quer agora mesmo pedir ao Senhor para lhe arrancar da condenação. Você deseja ser salvo, ser de Jesus, segui-Lo como Sua ovelha. Mas é também certo que um coração endurecido e embrutecido contra Deus, certamente há de fugir dessa oração e esconder-se nas trevas.

               

Nenhum comentário: