quarta-feira, 9 de março de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (2)




“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
INTRODUÇÃO:
        Amado leitor, pretendo estender um pouco mais essa introdução, porque sei o quanto os leitores precisam desse santo fundamento, a fim de que saibam o que realmente significa esse santo ensino tão precioso para nossas almas. Os verdadeiros crentes são edificados e sua fé é confirmada na verdade, quando eles recebem essas verdades que foram reveladas ao povo de Deus em todos os tempos, mas especialmente agora quando este mundo ferve com seus ensinos humanistas, trajados de evangélicos.
        Estou trazendo o assunto à baila, porque Paulo trata com destreza acerca dessa verdade no cap. 11 de Romanos. Importa que saibamos pelos menos um pouquinho acerca desses exuberantes caps. 9,10 e 11. Muitos simplesmente tentam trancar as portas para o entendimento desses 3 caps. porque não querem que as mentes sejam tomadas por esse “perigoso” ensino. Alguns declaram que essa parte trata apenas da nação de Israel e que por isso deve ser vista apenas superficialmente. Eles afirmam que são os outros capítulos que devem interessar à igreja de Deus, em suas doutrinas e práticas.
        Mas a verdade é que se fizermos isso estaremos simples dilacerando a carta; estaremos fechando as portas dos verdadeiros tesouros da graça soberana. É sério isso! Toda Escritura deve ser entendida no seu todo, especialmente essa carta aos Romanos, a qual é, sem dúvida a rocha inabalável, a fim de que firmados nela podemos entender as outras cartas. Portanto, não somos autorizados a desligar Romanos 9,10 e 11 dos outros capítulos, porque ao fazer isso desfaremos seus ensinos em sua completa beleza. Tratar de um assunto tão belo como justificação pela fé, mas tirar o adorno da soberana e eterna atuação de Deus, é simplesmente manter os crentes do lado de fora desse lindo palacete da graça graciosa.
        Amado leitor, Romanos 11 é o toque final de um assunto que Paulo iniciou no cap. 9. É claro que trata-se de Israel, mas Deus jamais desliga Israel dos planos do evangelho que é levado aos gentios. Aquele povo lia o Velho Testamento, mas seus olhos eram cegados pela incredulidade; eles viam a letra, mas não percebiam o espírito dessas letras. Em toda Escritura do Velho Testamento vemos que Deus está afirmando que a mensagem do evangelho de salvação seria entregue a todas as nações: “Louvai ao Senhor todas as nações...” (Salmo 117). Em Romanos nesses 3 capítulos Paulo está mostrando o cumprimento da profecia sobre um povo que sempre endureceu seu coração contra a verdade. Por essa razão eles receberam sim, olhos para não ver, nem ouvidos para ouvir e assim entender a tão grande salvação em Cristo.
        Então, como podemos entender os caps. 9,10 e 11 de Romanos? Não esqueçamos que o evangelho veio primeiro para os judeus e também aos gentios (Romanos 1:16). O evangelho anunciado por Paulo foi prometido a Abraão e agora com a morte e ressurreição do Senhor Jesus, eis que essa boa nova está sendo anunciado em toda face da terra. Mas, o fato é que os judeus se consideravam um povo especial; acreditavam que eles eram os únicos donos do conhecimento de Deus; eles desprezavam os gentios e ensinavam que os gentios precisavam se tornar judeus, se quisessem herdar o reino eterno.
        O leitor que ama a Palavra vai perceber o quanto nosso Senhor confrontou essa atitude tão perversa desse povo, conforme vemos nos caps. 5, 6 e 8 de João. Mas em Romanos 9 vemos como Paulo entra em ação imediatamente para expor tudo à luz da soberana atuação da livre graça de Deus, conforme os planos eternos.

Nenhum comentário: