quarta-feira, 2 de março de 2016

A MAIS IMPORTANTE PETIÇÃO A DEUS (7)




“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24)
ELE SOLICITA QUE TRAGA TUDO À MENTE: “...prova-me, e conhece os meus pensamentos”.
        Amado leitor, veja como o salmista realmente requer a verdade no íntimo; quer varrer toda corrupção do coração; quer que a Palavra de Deus faça uma varredura no íntimo. Ele quer andar com Deus, uma vez que soube que foi seu Deus quem lhe criou, quem lhe fez com maestria no útero de sua mãe. Ele está deslumbrado diante de tamanha verdade, por isso anela que o Senhor mostre a situação do seu coração.
        Também vemos o propósito desse minucioso exame: “...vê se há em mim algum caminho perverso”. Ele quer que o Senhor vá no íntimo, assim como um médico à busca de alguma enfermidade. O Salmista anela santidade; ele sabe bem que seu corpo não foi feito para ser um cálice do mau; não foi feito para ser um depósito da maldade, mas sim para que por ele o grande criador fosse glorificado. Os homens no pecado amam e querem a permanência do pecado no coração, porque vivem para isso e seu prazer é o pecado. Mas não é assim com o crente sincero, pois ele quer em tudo vê a sua casa espiritual completamente limpa, para ser local da habitação do Senhor.
        Sendo assim, sabemos que quando Deus sonda o coração, então ele revela os venenos que tanto atordoam minha vida e me fazem distanciar Dele. O pecado silenciado no íntimo é a maior desgraça para o ser humano; é como se estivesse levando uma bomba amarrada ao seu corpo. Enquanto Davi silenciou seu pecado, tudo parecia calma ao derredor, porque o pecado cerca o ambiente dessa impressão de bem-estar, até que a verdade chegue para mostrar quanto desespero traz. Amnon, o filho de Davi, assim que estuprou sua irmã, imediatamente silenciou o mal no íntimo, limpou a boca e andava ciente no engano de que não tinha cometido qualquer maldade. Até que a “bomba” explodiu.
        Quando o salmista pediu que descobrisse qualquer caminho perverso, ele  sabia bem o quanto o Senhor podia lhe mostrar suas mentiras ocultas. Muitos parecem ser sinceros por fora, mas por dentro são mentirosos contra Deus; sempre estão declarando que não tem tempo para os cultos, para a leitura da Palavra e da oração. Muitos mentem, quando afirmam que estavam ocupados demais e jogam a culpa sobre os outros. As mentiras mais perigosas que existem são aquelas dirigidas contra Deus de modo imperceptível.
        Também, esse caminho revelado pode mostrar as atitudes cruéis contra o próximo. Muitas motivações ficam realmente encobertas; muitas palavras bonitas e religiosas encobrem propósitos perversos; muitos louvores por fora servem como nuvens que escondem a realidade de maldades praticadas e que hão de ser praticadas. O evangelho moderno tem tratado com o homem de fora, de tal maneira que milhares vivem camuflados de crentes e conseguem passar como espirituais, mas por dentro estão contaminados de perversidades ocultas, jamais vistas pelo homem.
        Mas são esses caminhos que quando são descobertos mostram a arrogância, a idolatria, o egoísmo e vaidade. Enquanto os homens não chegam a Deus, assim como o salmista chegou, eis que viverão assim, indo de mal a pior. Oh! Quanto carecemos de um avivamento em nossos dias! Quanto necessitamos da compaixão visitadora do Senhor! Vivemos em dias quando os homens jamais conheceram o Senhor Deus, conforme a verdade revelada. Eles sabem de outro deus, de um Jesus diferente, segundo o conceito do próprio homem.
        Mas, bem pode ser que tenha alguém realmente desejoso de confessar seus pecados e receber um novo coração agora, pela provisão da salvação que há em Cristo.   

Nenhum comentário: