terça-feira, 29 de março de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (15)




“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O ENDURECIMENTO: versos 8-10.
        Ao leitor que de fato ama a verdade revelada, é meu prazer levar-lhe esses santos ensinos do glorioso evangelho. Deus quer nos levar aos Seus tesouros; Deus quer conduzir Seu povo pelas riquezas inesgotáveis da Sua graça, pela qual Ele opera tão grande salvação no meio dos homens. Sendo assim, a doutrina da eleição não deve ser escondida, mas sim exposta a todos, a fim de que todos possam saber quem é o Deus que conquistou tão grande salvação para os perdidos e que orquestra todas essas maravilhas no decorrer da história. É também para que nós nos humilhemos e cheguemos ao conhecimento de nossa miséria natural, em Adão; é para que os que agora são salvos possam reconhecer que essa honrosa posição nos foi dada em Cristo e que foi a compaixão de Deus que nos alcançou.
        Mas o texto nos dá seu término mostrando o que acontece com os outros que não são salvos. O que ocorreu com os judeus que foram entregues ao endurecimento de seus corações? Somos convidados a contemplar o terror do juízo nos versos 8-10. Não é o momento para questionar Deus; não é o momento para encher nossas mentes de vis pensamentos. Sei que estamos vivenciando dias maus, quando a soberba do diabo tem inflamado os corações rebeldes contra a verdade de Deus. Então, quando esses santos ensinos que tratam de um Deus que não somente tem compaixão, como também endurece homens e mulheres para que jamais se convertam, eis que os homens aparecem rugindo como leões contra Deus.
        Entremos agora nos detalhe do texto, porque imediatamente vemos Paulo trazendo a lume exatamente o que Deus faz com aqueles que Ele mesmo endurece os corações: “...Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje” (verso 8). Que situação terrível para a multidão de judeus endurecidos contra a verdade. Já nos dias de Isaías Deus mandou que fosse pregada essa mesma mensagem ao povo, e esse espírito de endurecimento foi derramado naqueles dias, a fim de que eles se tornassem ainda mais revoltados contra a verdade.
        Amado leitor, veja o que Deus faz quando Ele chega para endurecer corações: “...Deus lhes deu espírito de entorpecimento...”. Que espírito é esse? É claro que não se refere ao Espírito Santo. Veja como Deus tem em Suas mãos soberanas tudo e todos, anjos e homens para a execução de Seus santos planos. Já nos dias do rei Acabe Deus mostrou essa verdade àquele perverso rei por meio do profeta Micaías, quando este referiu aos falsos profetas que tanto cercavam o rei, como também falavam exatamente o que o monarca queria ouvir. Micaías deixa claro que um espírito mentiroso pediu permissão a Deus, a fim de ser um espírito de mentiras nas bocas daqueles profetas (1 Reis 22:22). Bastou apenas a ação voluntária de um espírito maligno, para encher as bocas daqueles homens de engano, e assim aquele rei foi dominado e fascinado pelas palavras enganosas dos seus falsos profetas, para ser finalmente morto pela flechada de um soldado siro.
        Caro leitor, veja o que Deus faz quando vem para endurecer corações de homens e mulheres, a fim de que eles não venham a se converter, assim como fez com milhares e milhares de judeus. Devemos estar cientes de que um espírito é extremamente poderoso em sua função; devemos saber que quando ele chega para tornar rígido o coração dos homens contra Deus, eis que eles o farão com imensa habilidade e que não há poder humano que possa tirar homens e mulheres dessa condição aviltante; eles são habilidosos para amarrar homens e mulheres, prendendo-os em seus pecados e deixando- os assim até à morte.

Nenhum comentário: