domingo, 20 de março de 2016

DEUS – PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL (27)




Mas com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos” (Naum 1:8).
         Caro leitor, prossigamos em conhecer o Deus da bíblia; que nossos corações estejam cheios de temor e que esse temor possa ser transformado em tremor! Que jamais corramos a carreira dos orgulhosos, achando que podemos transigir com nossos pecados e ainda escapar! Que conheçamos o fato que Ele é o Deus vivo e verdadeiro; que reina neste mundo e que seu reino é de misericórdia justiça e juízo, conforme Ele mesmo fala em Jeremias 9:24.
         Minha tarefa consiste em mostrar aos leitores que amam a verdade, que Deus afunila Sua justa e santa perseguição aos Seus inimigos. Ele coloca esses inimigos num território inescapável à medida que Ele avança. Quando Ele se aproxima para punir Seus inimigos imediatamente eles começam a se esconder; eles simplesmente ficam endurecidos e esse endurecimento vem da parte de Deus. Notemos o que Deus fez com os inimigos na cidade de Jericó. Eles sabiam que Israel se aproximava e que o Deus daquele povo era o Deus vivo e verdadeiro. Raabe confessou tal verdade para os dois espias (Josué 2), mas ao invés de haver uma rendição total a Deus e uma busca por misericórdia, aquele povo se armou e se trancou dentro da cidade amuralhada para resistir o exército de Deus.
         Os inimigos do Senhor deleitam-se em seus pecados em plenas trevas, mas quando estão encurralados eles começam a manifestar dureza, obstinação e revolta. Diante de situações difíceis e humanamente inexplicáveis, eles correm desesperadamente buscando socorro dos seus ídolos e se apoiam nas promessas dos homens. Na sua dureza e com seus corações impenitentes os inimigos do Senhor não querem nem podem se humilhar, devido a soberba de seus corações (Habacuque 2:5), pelo contrário, eles dão às costas e fogem em busca de segurança contra Aquele a quem tanto odeiam, até que escorregam no próprio juízo.
         O que o Senhor faz é cercar Seus inimigos na própria armadilha que eles mesmos criaram. Notemos na vida de Amnon filho de Davi (2 Samuel 13). Assim que Ele fez o que tinha intenção de fazer, estuprando a própria irmã, imediatamente ficou aprisionado nas teias do seu próprio pecado. Amnon exalou maldade e nessa maldade ele não percebeu que seu pecado estava sendo odiado e que Deus tinha Seus instrumentos de punição. No caso dele foi o seu próprio irmão Absalão que por vingança o assassinou.
         Os inimigos do Senhor caem nas armadilhas que eles mesmos fazem enquanto aqui vivem. Muitas vezes Deus deixa que Seus adversários vão longe; Deus permite que eles tenham longa vida e muita prosperidade. Para muitos inimigos, Deus concede conforto, saúde e amplas bênçãos materiais. Mas eles não percebem que Deus apenas está conduzindo Seus inimigos até o lugar certo da execução. Não foi assim com Faraó? Deus permitiu que de seus lábios escapasse zombarias e desprezos ao Deus de Israel; respondeu orações e permitiu que escapasse das dez pragas que assolaram o Egito. Mas quando tudo parecia tão belo e que seu poder havia retornado; que o Deus de Israel já tinha ido embora com o povo, então a cabeça orgulhosa da serpente se ergueu em pleno desafio a Deus. Faraó estava pronto para desafiar a Deus, sem saber que era o próprio Deus que o arrastava em direção ao mar vermelho, onde com seu exército foi sepultado (Êxodo 14).
         Caro amigo, será que você ousa desafiar o Deus da bíblia? Será que você pensa que Ele é um Deus fraco e incapaz de executar Seus atos de justiça contra aqueles que vivem no pecado? Será que você imagina no íntimo que pode escapar Dele? Eu sei que no íntimo os homens pensam assim; acham que são espertos demais e que podem ludibriar o Todo Poderoso. Mas, nenhum inimigo irá escapar; mais cedo ou mais tarde aqueles que vivem em seus pecados hão de estar sob a fúria da Sua Ira santa e justa.
         Só tem uma maneira de escapar agora e é pelo sangue remidor. Homens e mulheres só tem um refúgio e esse refúgio eterno é o Cordeiro que na cruz se entregou a Si mesmo para remir perdidos pecadores de Seus pecados.  


Nenhum comentário: