quinta-feira, 24 de março de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (12)




“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O PODER DA ELEIÇÃO.
            Amado leitor preciso avançar um pouco no comentário acerca desse impressionante e revelador texto de Romanos 11. O que acontece quando tudo visto fora do plano eletivo de Deus? O que acontece quando os santos ensinos da soberania ficam ocultos dos nossos olhos, e tudo é visto a partir do homem? Já pude mostrar no próprio texto o que aconteceu com Israel, pois o que apareceu foi uma religiosidade sem qualquer valor, fundamentada apenas nas letras de uma lei manipulada por homens. Também vimos outro resultado: um zelo sem qualquer entendimento, e muitos, como Saulo e Nicodemos agindo com sinceridade, crendo que estavam no caminho certo rumo ao céu.
            Mas também podemos exemplificar agora em nosso cotidiano. Oh! Quanto satanás opera no meio dos homens! Oh! Quanto ele luta para que a cegueira espiritual continue (2 Coríntios 10:4), a fim de que os homens fiquem religiosamente ignorantes de Deus! O que vemos em nossos dias? Vemos uma manifesta rebelião contra a verdade escrita; vemos um completo desprezo por aquilo que é absoluto e de suma importância para um viver em justiça e santidade neste mundo. A situação hoje é desesperadora e requer de nós completa disposição para permanecer na defesa contra a mentira, e ao mesmo tempo uma disposição de ataque, a fim de denunciar o mal existente e que, a cada dia toma sua forma de terror.
            Também a ausência do real conhecimento da glória de um Deus soberano, o qual elegeu Seu povo antes da fundação do mundo, e que agora mediante Sua Palavra chama Seus eleitos à salvação, resulta em rebelião contra a verdade. Essa atitude é cada vez mais aterradora, porquanto os homens têm buscado para si mais religiões onde a mentira chega aos seus ouvidos com mais charmes, com mais sofismas e com mais esperteza no manuseio errado das Escrituras. É comum ver cada um dando sua própria opinião acerca da Bíblia; é comum ver homens perversos e amantes da riqueza correndo para abrir uma igreja aqui e outra ali, declarando que foram chamados por Deus e que receberam revelação de Deus.
            Também cresce ainda mais a disposição para criar novas mentiras religiosas e até mesmo salpicadas de versos bíblicos. Os mundanos têm medo da verdade eterna; odeiam ouvir acerca daquilo que mostra sua condenação merecida e de um Deus que infalivelmente pune o culpado e que age com compaixão com alguns. Os mundanos não toleram ouvir sobre a culpa do pecado que paira sobre suas cabeças e que são herdeiros do inferno e lago de fogo. Por essa razão lutam carnalmente por religiões que bajulam seu ego e que lhes promovem uma divindade que assemelha aos seus ídolos. Com isso também aparece as religiões dos sacrifícios, assim como acontecia em Israel. Os homens estão prontos para mostrar na carne o quanto são aptos para trabalhar e se desgastar, a fim de mostrar o quanto são justos e bons.
            Tudo isso, porém cessa quando Deus aparece como soberano Senhor e Salvador; quando a Palavra de Deus é exposta, mostrando quem são os homens no pecado, como são dignos de serem atirados já no lago de fogo; quando Deus aparece para agir com misericórdia no meio de uma geração corrompida e arrogante. Esse é o Deus da Bíblia, o mesmo que afirma ter amado Jacó, mas aborrecido Esaú. Quem pode discutir com Ele? A doutrina da eleição nos leva à profunda humilhação, a nos prostrar no pó e clamar a Ele, pedindo que Ele tenha misericórdia de nós, porque pecamos e somos agora tremendamente culpados.

Nenhum comentário: