quinta-feira, 3 de março de 2016

A MAIS IMPORTANTE PETIÇÃO A DEUS (8)




“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24)
ELE SOLICITA QUE TRAGA TUDO À MENTE: “...prova-me, e conhece os meus pensamentos”.
        Caro leitor, que a mesma petição do salmista seja a nossa, porque nós somos semelhantes a ele; em tudo somos cheios de pecaminosidade, e o maior perigo consiste em encobrir o mal em nosso íntimo, trazendo assim consequências funestas para nós mesmos e o ambiente onde estamos. O pecado é contaminador, venenoso e destruidor, por isso devemos estar cheios de santa humildade e coragem para solicitar a Deus essa mesma sondagem.
        Mas, por que o salmista pediu essa santa sondagem na alma? Por que ele quis que Deus trouxesse à lume qualquer caminho mau? O fato é que ele não acreditava em seu próprio coração; ele não confiava em si mesmo; ele não tinha a noção errada de que era puro no íntimo. A doutrina da depravação total fazia parte do seu ser e o mantinha em contínua dependência de Deus. Ao pedir ao Senhor que descobrisse os caminhos maus, eis que o salmista estava ciente que tais caminhos revelam tudo o que é feito em oculto, no íntimo, até mesmo aquilo que nem imagino que está acontecendo. Há tantas maldades provenientes do coração do homem que nem dá para enumerá-las. Há tantas malícias, imoralidades, desejos lascivos, mentiras bem planejadas e outros detalhes feios e hediondos. Oh! Quão enganoso é o coração do homem! (Jeremias 17:9).
        Também, sem que haja uma sondagem feita exclusivamente por Deus em nosso íntimo, eis que a tendência é que podemos ser transformados em verdadeiros hipócritas, semelhantes aos fariseus. O caminho ecumênico e humanista de nossos dias tende a nos levar a esse tope de impiedade. Os ensinos de hoje acalentam o homem natural; a teologia moderna vem como um cobertor trazer calor ao ego e revestir o homem de fora da mais perigosa e letal paz – a paz do pecado. Sem a mensagem que vai direto no coração para feri-lo, eis que os homens podem manifestar as monstruosidades do pecado encobertamente. A espiritualidade externa sem uma convicção e confissão do pecado no íntimo é o mais ardiloso meio que satanás utiliza para transportar multidões para o inferno. A Bíblia na mão, o louvor nos lábios profanos e o título de evangélico, tudo isso forma um peso terrível que atrai os homens para o lugar aonde irão os hipócritas – o lago de fogo. Cuidado com essa espiritualidade porque ela faz bem o trabalho de esconder as manipulações ocultas.
        Também, é esse o caminho mau, revelando a cobiça está ali; o quanto o amor às riquezas são evidenciadas e reveladas na maneira de falar e no proceder. O deus mais terrível que se aloja no coração é o deus mamon. É esse amor ao dinheiro que faz brotar inúmeras maldades. Vemos esse fato em nossos dias, porque esse mamon carrega consigo o nome de Deus, de Jesus e do Espírito Santo. Milhares contemplam a vida “espiritual” hoje como fonte de lucro e de bênçãos. Satanás tem se apoderado dessa perversão do coração, a fim de apresentar-se aos homens com seus milagres em transformar tudo em riquezas e prazeres à frente. É exatamente isso que tem ocupado o coração de muitos que afirmam serem crentes, mas desconhecem o custo de seguir a Cristo.
        Termino agora dizendo que esse caminho mau prova o fato que a pessoa não é crente; prova que ela caminha para o inferno e não para o céu; prova que ela jamais conheceu o Deus vivo e verdadeiro; prova que jamais foi lavado e purificado pelo sangue remidos do Cordeiro de Deus.

Nenhum comentário: