terça-feira, 22 de março de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (10)



            
“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O TRABALHO SOBERANO: 3-7.
          Caro leitor tem algo a mais para falar sobre esse soberano trabalho de Deus no meio dos pecadores, porque os que pertencem a Ele são conhecidos aqui pela confissão. A boca deve ser aberta para invocar o nome do Senhor para ser salvo (Romanos 10:13); do coração sairá a confissão de seus pecados (1 João 1:9), e assim aparecerá o novo homem em Cristo, obra gloriosa da graça na nova criação (Efésios 2:10).
          Então, vemos que no verso cinco vem o esclarecimento de Paulo: “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça”. Que aplicação da verdade que Deus mostrou a Elias! Vemos que jamais Deus mudou Seu modo de operar Sua salvação no meio dos pecadores. Paulo mostra que Deus, no meio dos judeus, como no meio dos gentios têm seus eleitos e eles são chamados à salvação. Deus sempre operou nesse remanescente; Deus sempre conversou no tempo Dele com esse remanescente. Quando o mundo parece que vai desmoronar-se; quando parece que os muros de Jericó cairão para por um ponto final na existência perversa de um povo, eis que Deus mostra que ali tem Raabe e sua família, os quais são salvos e passam a participar do povo de Deus (Josué 2).
          Digo mais, que esse remanescente é segundo a eleição da graça: “...sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça”. É na escuridão dos juízos de Deus sobre esse sistema maligno, que brilha os atos gloriosos da graça. Eis o Senhor pendurado ali na cruz; eis o Cordeiro chegando ao momento crucial de ser sacrificado para ser o perfeito substituto dos pecadores; eis que nesse caminho de desamparo e de dor, a graça salvadora brilha para chamar um ladrão ao arrependimento e mostrar-lhe que o céu foi aberto para que um pecador arrependido pudesse entrar: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso (Lucas 23:43). Meu amigo, é assim que Deus opera, erguendo homens e mulheres para a perfeita obra conquistada pelo Filho de Deus na cruz; para espantar o mundo e tapar a boca do inferno; para exibir o braço forte do Senhor, em fazer com que lábios impuros sejam purificados, a fim de invocar o nome Dele (Sofonias 3:9).
          Vou mais longe para afirmar que essa eleição difere das obras, porque é exclusivamente manifestação do poder da graça; é a vontade de Deus em ação; é o braço forte do Senhor executando seus atos inauditos no meio dos homens. Então, nada se espera do homem, nada que envolva seu poder de decisão; nada que envolva uma decisão dele. No mundo os homens são miseráveis escravos do pecado (João 8:34); no mundo os homens não passam de cadáveres ambulantes, desconhecendo assim a vida que há em Cristo; no mundo os homens não passam de odiadores de Deus, os quais caminhos para a morte eterna, porque são culpados e por estarem debaixo da ira de Deus (João 3:36). Se o Senhor arrancar Sua compaixão deste mundo, eis que todos os homens mergulham voluntariamente na corrupção e na disposição de seguir os planos do diabo. Sem esse pleno exercício da graça, eis que homens e mulheres não podem nem querem buscar a Deus (João 6:44).
          Eu sei que milhares desconhecem esse ensino, por essa estão na lista dos convocados ao engano dos falsos mestres. Satanás é um verdadeiro sedutor religioso; seu maior trabalho consiste em imitar Deus e colocar confusão na Palavra de Deus. Ultimamente homens e mulheres estão seguindo essa eufórica atividade das trevas; milhares estão curtindo o maior dos embustes de todos os tempos. Milhares seguem a luz da nova era, pensando que essa luz vem do céu. Quanto engano e quanta ilusão! Cristo Jesus veio ao mundo para buscar e salvar perdidos e o ministério Dele não mudou; Sua santa atividade ainda é de arrancar pecadores desse covil do mal e fazê-lo digno do reino eterno no céu.  

Nenhum comentário: