sexta-feira, 18 de março de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (8)




“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O TRABALHO SOBERANO: 3-7.
            Caro leitor, já pude explicar anteriormente sobre os resultados deprimentes que atingem nossas vidas, quando desconhecemos a verdade sobre a eleição. A vida cristã evoca esse conhecimento, pois habitamos ainda num terreno perigoso e cheio de mentiras, onde satanás cria confusão e mais confusão acerca de Deus. A verdade sobre a obra soberana de Deus nos faz firmar em terreno sólido e torna nossa fé inabalável. Até mesmo no que tange à pregação do evangelho, pois sabemos que o Deus que nos ordenou a pregar a mensagem santa, é o mesmo Deus quem opera segundo o modo Dele, no dia Dele e no poder Dele. Então o pregador descansa no cumprimento santo do seu dever.
            Agora vamos examinar a resposta de Deus, conforme o verso 4 do texto acima: “Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal”. A primeira verdade que emana do verso é que somos servos de um Deus que opera independente de nós. Não sabemos como explicar os atos de Deus neste mundo. Pregamos o evangelho, mas é Deus quem opera. Quando pensamos que tudo está indo mal, eis que Deus está agindo do modo Dele no meio dos homens. Não foi o fato que Elias fez descer fogo do céu; não foi o fato que o povo gritou: “O Senhor é Deus!”; não foi o fato que Elias invocou chuva e a chuva desceu para encharcar uma terra ressequida durante um pouco mais de três anos. O mundo gosta de espetáculos; o povo se emociona com bênçãos dos céus. Mas é Deus quem aparece para dizer que Ele mesmo reservou sete mil que não dobraram os joelhos perante o ídolo Baal.
            Amigo leitor, digo que o ministério da pregação é assim, cheio de romances e de experiências inexplicáveis. Quantas vezes pensamos que nada vai acontecer neste mundo; que tudo está perdido; que o melhor para nós é olhar para cima e dizer que está na hora do regresso do Senhor. Mas eis que o Senhor aparece para mostrar o quanto Sua graça soberana está em plena execução neste mundo. De repente pecadores começam a aparecer e invocar o Nome do Senhor; homens e mulheres surgem confessando seus pecados e clamando por salvação. O fato é que no meio do juízo, eis que o Senhor faz surgir suas misericórdias num mundo condenado ao fogo.
            O fato é que temos um Deus que conhece os que Lhe pertencem. Li a respeito de um jovem americano que voltou da guerra bem mutilado e foi procurar seus pais, mas estes não o quiseram, porque não o reconheceram como sendo o filho deles. O moço veio a morrer de tristezas. Mas não é assim com o Senhor, pois Ele conheceu cada um dos seus eleitos e jamais perdeu Seus amados de vista. Nosso Senhor não está limitado ao tempo; os milhares de anos não afetam o Eterno; Ele é o mesmo para sempre: “As minhas ovelhas...eu as conheço...” (João 10:27). Elias não foi chamado para forçar o povo a crer, mas sim para glorificar a Deus. Nós não conhecemos os eleitos de Deus, mas Ele os conhece.
            Eu não sei quantos vão querer ler minhas mensagens; eu não sei quantos realmente se interessam pela verdade da cruz. Mas eu sei que Deus conhece agora e conhecerá para sempre aqueles que de antemão conheceu. É claro que devemos pregar com poder; é claro que firmes convicções de amor devem tomar nosso ser quando pregamos aos homens a santa mensagem que nos foi confiada. Mas os resultados estão com Aquele que tem tudo sob Seu absoluto controle. Milhares de pecadores ainda não foram chamados ao arrependimento, mas sei que todos os dias meu Senhor está realizando Sua obra salvadora naqueles que invocam o Seu nome para serem salvos.

Nenhum comentário: