quinta-feira, 3 de março de 2016

OS MISERICORDIOSOS (9)




“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7)
A PROMESSA AOS MISERICORDIOSOS: “...alcançarão misericórdia”.
        Amado leitor, a última lição que aparece no texto trata da promessa. Vocês viram que Deus sempre derrama Suas promessas aos que O buscam de todo coração. Estamos lidando com as maravilhas da graça e ela traz consigo bênçãos eternas, riquezas gloriosas do amor de Cristo aos pecadores arrependidos e confessos. Nesta bem-aventurança está a doce promessa que os misericordiosos alcançarão misericórdia, então precisamos saber delas a fim de encher nossos corações de regozijo e louvores a Deus pela Sua graça.
        Os misericordiosos alcançarão misericórdia, creio que porque entenderam e conheceram o coração compassivo de Deus. Milhares hoje nem sequer sabem desse dom do Senhor derramado aos pecadores, porque receberam outra mensagem, outro evangelho. Que seja fixado em nossas mentes o fato que Deus lida com os homens na base da Sua compaixão; um Deus compassivo e longânimo visitou este mundo, a fim de salvar homens e mulheres caídos no pecado. Grandes homens de Deus sempre tiveram essa noção a respeito de Deus. Notemos a vida de Moisés, porque a teologia certa encheu seu coração dessa luz e ele pode entender que seu Deus, o Deus de Israel fez uma graciosa aliança com Abraão, Isaque e Jacó. Então, foi embasado nisso que Moisés se sentiu encorajado a cavar o coração do Senhor, a fim de conquistar essa riqueza da misericórdia. E Moisés conseguiu, pois foi assim que Israel escapou da foice da ira de Deus, por causa do bezerro de ouro que o povo fez (Êxodo 32).
        Amado leitor, parece que há uma ligação ininterrupta entre a misericórdia de Deus e os misericordiosos. Parece que há essa sintonia contínua e é por meio deles que Deus tem feito coisas incríveis na face da terra. Os misericordiosos não pensam em si mesmos; não estão interessados em seu próprio conforto; não estão aqui tentando salvaguardar suas vidas. Eles estão ocupados em ver a glória desse Deus que salva sendo derramada aqui no meio dos homens. Eles sabem bem que o coração desse Deus é riquíssimo em misericórdia; que funciona como nuvens carregadas de água e que podem ser derramada sobre um solo ressequido. Os misericordiosos veem o Senhor pronto a abraçar os pecadores, pronto para atendê-los, mesmo sendo eles tão miseráveis, inúteis e dignos de punição eterna.
        Ora, Deus sempre quis mostrar isso ao mundo por meio dos Seus servos. Foi essa lição que Jonas precisava aprender, pois era por demais um nacionalista e odiava os Assírios, desejando que eles fossem destruídos. O que Deus fez foi dar-lhe aquela lição que Jonas precisava aprender, que Ele era um Deus de compaixão, que não desejava a morte daquele povo, assim como foi compassivo com o povo de Israel (Jonas 4). E é assim que Deus conduz e ensina como os Seus servos a comportar adequadamente no meio dos perversos neste mundo. Mesmo sendo os homens malignos, injustos e profanos, somos convocados a buscar o bem eterno deles, e o céu está aberto para que esses santos rogos sejam ouvidos por aquele que tem prazer em agir com misericórdia.
        Outro detalhe é que Deus nos aflige para isso; os santos passam por lutas e tribulações aqui porque são participantes dessa aula de misericórdia. Fomos chamados a olhar ao nosso derredor para vermos homens e mulheres sob a escravidão, debaixo da ira de Deus, instrumentos nas mãos do diabo e marcados para serem lançados no lago de fogo. O que vamos fazer por eles? Vamos passar de largo e ignorar a situação deles? Não! Absolutamente não! Os misericordiosos estão aqui para serem quais fontes de água para os sedentos; quais bênçãos para os amaldiçoados e luz para os que estão nas trevas.

Nenhum comentário: