quarta-feira, 30 de março de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (16)




“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O ENDURECIMENTO: versos 8-10.
        Amado leitor, nem podemos imaginar a situação daqueles que são entregues a si mesmos, sob o poder do endurecimento do coração. Foi assim que Deus fez com o Israel rebelde, e é assim que Ele o faz com todos quantos revelam a incredulidade do coração e afastamento da verdade do evangelho santo. Essas atitudes apenas mostram o quanto o Senhor é poderoso para tornar o homem prisioneiro do seu próprio coração e nessa prisão jamais poderá sair. Veja que para isso o Senhor tem Seus instrumentos para execução de seus atos punitivos, justos e santos, como vemos que Ele envia um espírito de engano. Foi exatamente isso o que ocorreu com aqueles líderes religiosos nos dias de Estevão, quando aquele homem de Deus, cheio de coragem não hesitou em denunciar que eles eram rebeldes contra o Espírito Santo e carregados de culpa por conhecerem a verdade e rejeitar tal verdade (Atos 7:51-53.
        O que devemos fazer diante desse fato? Não é para que todos nós prostremo-nos em santo temor perante esse Deus? Não é fato que temos de pregar essas verdades em nossos dias? Não é verdade que os homens modernos ousam viver divertindo e fazendo palhaçada com o nome do Senhor? Então, o momento agora urge que proclamemos o fato da eleição; que anunciemos com vigor que esse Deus que usa de compaixão com milhares, é o mesmo Deus que endurece corações, cega os olhos e coloca assim homens e mulheres nesse estado mórbido para sempre?
        Mas precisamos ver os resultados disso, porque o texto de Romanos 11 é completo na sua exposição: “Como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje” (Romanos 11:8). O que vemos é que o endurecimento causa um terrível torpor na alma, o que na realidade é uma atitude de completa indiferença para a verdade revelada por Deus em Sua Palavra. Então, o que acontece no aspecto físico é passado para que entendamos bem o que ocorre no homem interior: “...olhos para não ver e ouvidos para não ouvir...”. Não é uma triste notícia? Eis aí a mais terrível cegueira e surdez que existe: a cegueira e surdez espiritual. O que adiante ser sadio, forte e completo fisicamente, quando o coração é cego e surdo?
        Vamos examinar um pouco mais a fundo essas verdades. Na cegueira espiritual, o homem endurecido jamais conseguirá ver as realidades eternas; jamais poderá entender a realidade da glória Daquele que fora enviado do céu à terra para ser o Salvador e Senhor; jamais entenderá os planos gloriosos da tão grande salvação; jamais compreenderá as maravilhas da eternidade. Mesmo que tudo for feito e exposto perante seus olhos, mas ele é um cego. Veja o quanto o Senhor demonstrou Sua glória perante os olhos dos judeus; veja o quanto eles não tinham qualquer desculpa de ignorar o fato que perante eles estava o Filho de Deus. Mas não passavam de cegos. Seus olhos contemplavam aquilo que desejavam ver segundo a carne. Queriam espetáculos, queriam prazeres; anelavam ver um mundo melhor, cheio de riquezas e prosperidades em todo sentido.
        Eles jamais poderiam ser chamados de “Bem-aventurados”, porque seus olhos contemplavam a realidade das coisas. Não! Eram todos cegos e provaram isso em seus atos perversos. É assim que muitos estão neste mundo; é essa a condição de milhões de homens e mulheres, os quais foram endurecidos por Deus para nunca, jamais crerem. Não é motivo de nosso choro? Não é motivo para que nossos corações fiquem comovidos por eles? Amigo, eis aí o Deus que opera segundo Sua graça, mediante os planos feitos na eternidade.

Nenhum comentário: