quinta-feira, 17 de março de 2016

QUANDO UM CAMINHO PARECE DIREITO (7)




“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12)
O FINAL DESASTROSO: “...mas ao cabo dá em caminhos de morte”
        Amado leitor, é nosso dever examinar a Palavra de Deus com humildade e disposição de aprender dela. Que nossos corações estejam desprovido de vaidades e de atitudes infames no que tange à recepção da verdade. Que não queiramos ensinar Deus; que não tentemos manipular o livro de Deus e Seus santos ensinos. A Bíblia é perfeita, santa e sábia e nós somos os alunos, pobres seres que um dia tombaram no pecado, mas que agora têm essa maravilhosa graça nos ensinando, mostrando os perigos, nos advertindo e nos ensinando a viver obedientemente.
        Agora veremos a parte final desse verso, porque o final desse tipo de caminho visto no início do verso é morte. Veja bem que um “belo” caminho terminará em caminhos de morte. O que os homens não presenciam agora, justamente porque não buscam os santos ensinamentos do Senhor, eis que verão em sofrimento o que significa caminhos de morte. O que para eles agora é vida, eis que resulta em morte. O que era cheio de venturas, de delírio, de amizades, farturas e prosperidade, eis que agora termina em miséria, terror, solidão e desespero. Consideremos essas verdades, aproximemo-nos delas.
        Primeiramente, considerando que o caminho sempre tem um fim. Nada daqui é eterno, tudo deste mundo e neste mundo tem valor transitório. O que agora é belo e encantador, eis que de repente tudo muda. O lugar lá no tope das supostas “bênçãos” hoje, amanhã poderá ceder para os vales de tristezas e dores. Para a perversa Jezabel a vida consistia em praticar maldades, ignorar Deus, viver na idolatria; em seu íntimo a vida iria prosseguir cheia de fama, sucesso, fartura e saúde. Até que de repente eis os mensageiros da morte chegando (2 Reis 10); eis aí o próprio capitão do exército usado por Deus a fim de executá-la, e eis que Deus utiliza até mesmo os cães para comer sua carne e torná-la motivo de execração para sempre.
        Meu caro leitor, quão triste é quando homens e mulheres prosseguem em seus caminhos, achando que tudo vai bem! A Bíblia chama isso de loucura, de um bem-estar que leva à perdição. Transitar no caminho só porque foi tapetado pelo diabo é uma decisão de extremo perigo, porque não vai demorar, para que seus kilômetros de distância tenham fim, e homens e mulheres percebam tardiamente que caíram numa emboscada. Ora, qualquer caminho que não tenha a luz da vontade Deus para dirigir nossos passos, certamente é caminho cheio de armadilhas; certamente satanás está por perto para dar todo apoio e entusiasmar tal decisão.
        Também, tal caminho nada há de apoio até mesmo da lei de Deus. Homens e mulheres desconhecem o fato que a lei de Deus aparece para mostrar quão iníquo é o caminho trilhado por aqueles que estão se sentindo bem. Muitos estão nesse caminho, porque veem tudo como seus direitos. Para eles é o viver normal, é usufruir da vida, é aproveitar o tempo que existe para “viver”; é aproveitar ao máximo de sua saúde, a fim de desfrutar daquilo que têm aqui. Milhares pensam que Deus lhes deu o direito de cometer determinados pecados; que têm a aprovação divina e que nada há de errado fazer o que a multidão faz.
        Meu caro leitor, corra desse caminho! Fuja do perigo eterno! Corra para Cristo, pois é Ele o único socorro para a alma aflita! Não brinque nesta vida, pois sua alma está em perigo! Você está cercado de inimigos ferozes, que zombam de sua ignorância e que querem ver sua ruína eterna. Para que ganhar o mundo e perder a alma? Para que tentar segurar o que fatalmente vai perder?

Nenhum comentário: