sexta-feira, 4 de março de 2016

A MAIS IMPORTANTE PETIÇÃO A DEUS (9)




“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24)
ELE PEDE PARA ANDAR PELO VERDADEIRO CAMINHO: “..guia-me pelo caminho eterno”.
        Caro leitor, ó quanto precisamos ver corações cheios dessa santa invocação, querendo romper com toda iniquidade oculta e, acima de tudo querendo conhecer Deus e andar com Ele neste mundo! Essa petição precisa ser conhecida profundamente; seus ensinos são preciosos para nós nestes momentos tão terríveis pelos quais passamos, vivenciando o presente século mau.
        Nessa petição há um anelo por Deus e pelas Suas misericórdias diárias. Nossos dias estão carregados de apego e confiança no homem, tudo porque o evangelho moderno é assim, cheio de humanismo; a teologia moderna luta para fazer de Deus um serviçal do homem; quer elevar o homem ao trono de glória e colocar Deus como súdito. Mas, quão diferente é a lição que envolve a petição do salmista! Como os homens precisam conhecer o Senhor Deus em Sua compaixão! Nós esquecemos sempre do fato que Deus neste mundo age por misericórdia. Foi essa lição que Jeremias obteve quando presenciou em pranto Jerusalém toda destruída e cadáveres espalhados em todas as direções, por isso ele confessou: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (Lamentações 3:22). A vida toma a direção certa quando entendemos o real significado de misericórdia em nosso viver.
        Mas o salmista pede isso porque ele bem sabia que, não fosse a graça de Deus, certamente ele iria escorregar. Quando homens se afastam dessa verdade, eis que eles se tornam presas fáceis nas mãos do diabo; são como míseros ratos sob a mira de uma víbora; são frágeis como ovelhas nas mandíbulas de um leão ou hiena. A teologia moderna, sem qualquer entendimento do que significa o temor do Senhor, consequentemente nada sabe dos terríveis poderes das trevas que dominam este mundo.
        Mas vemos também que na petição do Salmista há um anelo por ser ovelha desse maravilhoso Pastor: “...guia-me...”. Que petição! Que humilhação! Que disposição tão santa! Quando homens e mulheres chegam à uma condição dessa, certamente mostra que eles chegaram onde todos deveriam chegar. Os homens se tornam homens quando comparecem humildemente perante esse trono da graça; quando de suas bocas sai a verdade confissão a Deus; quando sua alma foi totalmente invadida pela radiante luz da verdade; quando agora pode pela fé conversar com o Senhor, vendo-O como seu Pastor e amigo fiel. A falta de humilhação mantém os homens soberbos, arrogantes e dispostos a tomar a dianteira de Deus; não querem segui-Lo, porque não aceitam a liderança desse que se tornou Pastor das ovelhas (João 10:27).
        Mas, devemos saber que Deus opera pelo sublime chamado: “Segue-me” e isso implica em que o seguidor é ovelha; que o Senhor vai à frente e Suas ovelhas estão compenetradas em segui-Lo fielmente. Por essa razão o salmista pediu essa liderança do Senhor; ele não queria mais andar sozinha pela escuridão; ele percebeu os perigos que cercam a vida do crente aqui; agora não é mais um cego nem surdo. Que verdade preciosa!
        Meu caro leitor, é essa a verdade em sua vida? Essa petição está gravada na parede do seu coração? Da sua boca não procede nenhum pedido leviano e mundano? Pode você afirmar que anela andar sob a liderança desse que veio ao mundo para buscar e guiar Suas ovelhas rumo ao céu?

Nenhum comentário: