segunda-feira, 14 de março de 2016

QUANDO UM CAMINHO PARECE DIREITO (5)




“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12)
 O CAMINHO APARENTEMENTE DIREITO.
         Amado leitor, posso avançar um pouco mais ao tratar desse tema, que um caminho parece direito quando a avaliação é feita pelo homem mesmo. Quando tudo é baseado no seu próprio modo de pensar; quando ele não tem qualquer luz do céu, nada da orientação de Deus. Normalmente ele diz: “Eu acho que é certo”; normalmente sua opinião prevalece. Foi assim que Moisés entendeu quando matou o egípcio e escondeu o corpo. Na mente dele Deus o havia chamado para libertar Seu povo, mas devia ser feito do jeito de Moisés e não conforme os planos de Deus. Foi assim também que prevalece a decisão de Elimeleque, em mudar com sua família para Moabe, a fim de tentar a sorte lá. Para aquele homem tudo era certo; em Belém faltava pão e em Moabe tudo era fartura. Mas os resultados foram realmente drásticos.
         Milhares pensam e agem assim, pois veem o horizonte belo e lindo, assim como Ló e sua família viram as planícies de Sodoma e Gomorra; tudo era belo aos seus olhos; tudo parecia ser admirável e cheio de felicidade, até que chegaram lá e as consequências foram terríveis para toda família.
         Também, devemos lembrar que um caminho parece ser direito, mas é de extremo perigo, porque não é baseado em convicções e documentos. Tudo é pautado à luz das emoções. Deus nunca lida com os homens assim, Ele vai à frente e mostra o que o homem deve fazer ou deixar de fazer. Quão perigoso é olhar a vida aqui seguindo nossos raciocínios! Quão perigoso é ser tomado pelas emoções! Satanás se disfarça bem e coloca-se à frente, a fim de enganar as multidões; ele nunca mostra quaisquer sinais de perigos, de problemas; ele faz com que os homens busquem seus direitos e promete que acharão tais direitos lá na frente.
         Também, devemos lembrar que quando os homens são embasados pelas paixões e pelo engano deste mundo, imediatamente tudo o que é eterno desaparece; toda sensatez some, dando lugar apenas àquilo que é aparente. Quando Davi viu a bela mulher de Urias, eis que imediatamente foi cercado e dominado pela sensação de um bem estar, que no engano da carne seria uma experiência eterna e cheia de felicidade. Naquele momento tudo à frente era lindo, com uma promessa de raro prazer e romantismo. A Palavra de Deus afirma que muitos não percebem que sua sensação de bem estar os leva à perdição (Provérbios 1:32). Não é assim que muitos correm para o abismo, pensando que à frente só há paraíso? É assim que muitos desprezam a Palavra; desprezam a verdade eterna; desprezam conselhos e partem para curtir seus planos de ter uma vida melhor, mas sem Deus no mundo.
         Caro leitor, quanto perigo tem nos lindos e atraentes caminhos deste mundo! Quanto têm achado a ruína, onde pensavam que achariam prazer! É esse o caminho que parece direito, parece lindo, parece cheio de venturas, mas seu final é morte. O fato é que muitos desconhecem que este mundo está cheio de juízos e sofrimentos que vêm de Deus. Muitos querem a bênção de Deus, onde Deus está trazendo punição. Para o rei Josafá era certo e lícito manter uma amizade com o perverso rei Acabe, mas os resultados foram terríveis na vida de Josafá, porque tomou sua própria decisão, ignorando o fato que a vida, a família e o reinado de Acabe estavam debaixo do furor da ira de Deus.
         Meu amigo, como essas palavras trazem advertências desse Deus misericordioso! Talvez seja você que caiu nas armadilhas mortais colocadas neste mundo; pode bem ser que você agora amarga tristeza por não ter buscado conselhos, mas agora anseia encontrar um grande livramento da parte do Senhor para sua vida. Eis que Ele está perto e pronto para salvar.

Nenhum comentário: