quarta-feira, 16 de março de 2016

QUANDO UM CAMINHO PARECE DIREITO (6)




“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12)
 O CAMINHO APARENTEMENTE DIREITO.
        Caro leitor, tenho alguns argumentos a mais para tratar sobre o caminho quando é aparentemente direito. Já mostrei que é a avaliação é feita normalmente pelo próprio homem e sem qualquer base firme e documentada para andar seguro por essa trilha. Quão perigoso é, porque nada tem da liderança de Deus. Alem de tudo tem o perigo nesse caminho de querer fazer com que aquilo que não é direito se torne direito. Não foi assim com o perverso Acabe? Ele realmente queria que tudo à frente tivesse as bênçãos advindas de Deus, por essa razão mantinha seus “heróis espirituais” ao seu derredor – os falsos profetas.
        Oh! Quão perigoso é seguir essa rota guiada pelo homem! Estamos vivenciando esses dias maus, quando tudo é feito tendo como base o que o homem quer, ou mesmo o que o homem sente. Até mesmo os cultos devem ser feitos à luz desse sistema humanista de vida; até mesmo a Bíblia deve ser pregada com “palavras amigas”; nada deve haver de juízo, punição, verdades eternas, etc., mas sim “tudo é paz, tudo é amor”. Já recebi pessoas na igreja que por causa de uma pregação sem essa luz da nova era simplesmente saíram para não mais voltar. Mas a verdade é que esse caminho aparentemente dócil e belo é de extremo perigo e ainda mais letal do que os caminhos que são distintamente vistos como perigosos. Para Félix, espavorido ante a mensagem de Paulo, a decisão mais fácil e mais confortável foi fugir e buscar um “lugar mais seguro”.
        Então amigo, você que agora pode examinar o que estou tentando mostrar à luz desse verso incrível da sabedoria divina, qual caminho você tem preferido andar? Lembre-se que a confiança em seu coração é a mesma coisa que confiar num terrorista, pois enganoso é o coração, conforme o ensino das Escrituras em Jeremias 17:9. Talvez você andará se sentindo bem confortável nesse caminho; talvez você trilhará muitos kilômetros à frente sentindo muita paz e a brisa que vem deste mundo perigoso, nada vendo de perturbação. Mas é exatamente aí que jaz o perigo.
        Conheci um moço que agora se sente muito bem num sistema religioso sob a liderança de falsos mestres. Realmente ele não percebeu a cilada onde caiu e que aqueles elementos são espertos em mantê-lo assim, nesse sentimento de bem-estar. Para ele, a vida com Deus consiste em estar bem com a vida aqui; para ele o cumprimento do seu dever religioso, e gostar de estar num ambiente onde parece que Deus está ali, é o caminho certo por onde deve andar. Eu mesmo tive a experiência de viver assim, pois tendo nascido num lar cristão e nada fazendo de errado, segundo meu modo de pensar, não percebia que foi a misericórdia de Deus que me guiou e me livrou dos terrores eternos que rondavam minha alma.  
        Para milhares, o andar com Deus é sinônimo de paz ao redor; é conforto e paz com todos, como se tudo isso significasse bênção de Deus. Mas esse caminho que parece direito aos olhos do homem realmente leva à morte, culminará no precipício eterno. Milhares não gostam de ser perturbados nesse caminho; não toleram nenhuma luz da verdade irradiando e trazendo perturbação, onde só há “calma”. Mas o evangelho chega como o verdadeiro socorro do alto; a mensagem das boas novas do céu chega para iluminar tudo à frente e assim mostrar aos homens que há perigo.
        Caro leitor, o caminho seguro é o caminho estreito; o caminho seguro é o que dá segurança vinda de Deus à alma, tendo como base a Palavra de Deus. A mensagem do evangelho chega para acordar o pobre pecador, abrir-lhe os olhos, a fim de que ele veja que está correndo em direção ao juízo e não à felicidade.  

Nenhum comentário: