sexta-feira, 25 de março de 2016

AQUELES QUE POSSUEM VIDA ETERNA (3)




“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna. O que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
A AUTENTICIDADE DA GENUINA FÉ: “...quem crê no Filho...”.
        Amado leitor, tendo passado pela introdução é agora o momento para que entremos nos detalhes do texto, a fim de que venhamos a conhecer quem são aqueles que agora possuem vida eterna. Para isso precisamos lembrar que satanás é esperto em imitar a fé e a vida cristã. Cuidemos porque ele faz com que seus mortos pareçam ter vida; ele faz com que os seus até mesmo apareçam mais fortes e dinâmicos na fé e numa aparente vida e isso pode trazer confusão em nós. Então, tomemos a Palavra da verdade, a fim de conquistar discernimento nestes dias religiosamente pervertidos.
        Primeiramente devemos distinguir o crer verdadeiro do crer natural. A fé natural está em todos os homens e todos realmente creem em Deus. Mesmo aqueles que professam ser ateus, na realidade creem, o que acontece é que eles propositalmente não querem admitir a presença gloriosa de Deus, a fim de viver normalmente em seus pecados (Salmo 14:1). Nosso Senhor jamais teve encontro com ateus assim. Ele sempre confrontou com pessoas que criam de uma forma ou de outra. Aliás, a vida do Senhor, seus milagres e sinais foram motivos claros para despertar essa chamada fé, natural nos homens.
        É claro que nosso Senhor tratava com eles, conhecendo exatamente o que era a natureza corrompida, e que nada possuía de perseverança. O cap. 12 de João mostra que muitos daqueles que afirmavam crer tinham medo de confessar essa fé perante as autoridades religiosas, por que tinham medo dos homens e não se curvavam perante a glória de Deus (João 12:42). Milhares agem assim, pois mostram uma fé aparentemente vigorosa e triunfante. Mas o fato é que não há nessa fé poder de permanência, funciona como um fogaréu de palha, mas logo tudo vira cinzas. Muitos parecem devotados e dispostos para caminhar rumo ao céu, mas não suportam a pressão da carne, dos amigos e os sons deste mundo, por isso abandonam o santo caminho e tomam o curso normal que antes seguiam. Eles logo mostram que mais parecem peixes foram da água, pois se debatem até achar seu habitat natural.
        Caro leitor, a genuína fé é algo de Deus no homem. Muitos afirmam que creem em Jesus, mas o fato é que essa fé jamais experimentou a verdade no coração. Alguém pode saber que uma laranja é doce, mas nunca a experimentou. Alguém pode ter visto e acreditado que em tal lugar tem um verdadeiro tesouro, mas o fato é que nunca foi lá para buscar tal tesouro. Todos sabem que um copo de água pode acabar com a sede, mas jamais chegou a beber aquela água. Tudo isso ilustra a diferença da fé natural da verdadeira fé. Nosso Senhor em Mateus 11:27 mostra que crer de coração no Filho de Deus é privilégio de Deus aos homens.
        Eu posso crer que em tal cidade mora o homem mais rico daquele lugar; posso saber onde está sua casa, posso ter entrado lá e visto na sala alguns itens que mostram sua riqueza. Mas o fato é que não sou daquela casa e nada tenho dali. Milhares sabem de Cristo, sabem que Ele veio ao mundo para salvar; sabem que aqueles que, de todo coração crê Nele têm a vida eterna. Todavia, jamais creram assim, jamais foram salvos. Muitos participam de uma igreja, são batizados, aprendem hinos e até mesmo sabem como orar, mas jamais creram de todo coração. Não vai demorar para que eles abandonem o lugar que não lhes pertencem. Logo retornarão para o mundo, logo vão demonstrar seus corações estão ocupados com o mundo e sairão.
        Então amigo, posso afirmar que a fé que mostra que o homem tem vida eterna não é algo natural, mas sim a mais portentosa obra feita por Deus naqueles que Ele aprouve salvar.

Nenhum comentário: