quinta-feira, 24 de março de 2016

AQUELES QUE POSSUEM VIDA ETERNA (2)




“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna. O que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
 INTRODUÇÃO:     
        Amado leitor permita que eu permaneça um pouco mais nessa introdução, porque sei que ela pode servir para o entendimento dessa verdade que nosso Senhor mostra especialmente no livro de João. O que realmente significa ter vida eterna? Então, antes que eu possa entrar nos detalhes tenho alguns argumentos que podem servir de estrutura nessa introdução.
        1.     Todos nós nascemos com a vida proveniente de Adão e essa vida é chamada de vida natural (1 Coríntios 2:14). Milhares de pessoas neste mundo acreditam e afirmam que são filhos de Deus. É claro que pela criação somos provenientes Dele, mas o fato é que somos criaturas e não filhos. Com a entrada do pecado nós nos tornamos filhos por natureza de Adão, formando assim toda raça humana numa só família, descendentes de um só pai. Por essa razão, a mesma vida que Adão tinha depois do pecado, nós também a temos.
        2.     Todos estão destituídos da vida de Deus por causa do pecado, porque o pecado gera a morte. Essa verdade está bem estampada perante nossos olhos em Romanos 3:20 e 5:12. Não nascemos com a vida de Deus; não entramos neste mundo com uma natureza angelical, como muitos pensam. Nascemos sim, marcados para pecar e morrer (Salmo 51:5). Não há ninguém intrinsecamente diferente do outro. Por fora há diferença na aparência e na vida social, mas todos nós entramos neste mundo sob o poder do pecado e da morte.
        3.     Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores e pelo novo nascimento introduzir vida celestial nesses pecadores que Ele salva. O objetivo do Senhor Jesus em Sua obra salvadora foi trazer vida aos mortos. Ele é o segundo Adão, o Homem perfeito, Aquele que trouxe a perfeita vida, a vida do alto, a vida celestial. É este o ensino que nosso Senhor transmite, especialmente no cap. 3 do evangelho de João.
        4.     Fica bem claro em João que todo problema do homem em relação a Deus é devido a ausência de vida, como acontece com um defunto. Isso significa que a vida que os homens têm em Adão nada representa para Deus, porque Ele não vê como nós vemos. Nós contemplamos a aparência; nós estamos ligados a este sistema transitório de vida mundana e passageira. Mas o Senhor vê o homem interior morto, caído e completamente impossibilitado de ir para Deus.
        5.     A ressurreição de Lázaro é uma ilustração física de ressurreição daquilo que acontece espiritualmente com o pecador quando Cristo o salva. Sem esse entendimento conforme aparece no cap. 11 do evangelho de João, eis que todo ensino de João desvanece. Cristo veio para dar vida, por isso aquele acontecimento físico com Lázaro no cemitério de Betânia foi para ilustrar o que Deus faz quando chama pecadores da morte para a vida e que o poder é somente e tão somente Dele: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que  me enviou não o trouxer, e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
        6.     E para finalizar essa introdução, digo que a única prova clara que uma pessoa possui vida eterna é se ela crê no Filho. É lógico que trata-se de um crer verdadeiro, oriundo de uma confissão sincera, vinda de um coração arrependido. Mas, o que quero dizer aqui é que aquele que realmente crê no Filho de Deus está provando que tem agora uma ligação viva com Ele; que é uma alma nascida de novo e que prova isso em seu viver.
        E você amigo, já possui a vida que há no Filho de Deus?

Nenhum comentário: