sexta-feira, 25 de março de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (13)




“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O PODER DA ELEIÇÃO.
            Amado leitor, ao tratar sobre eleição estamos diante do inexplicável poder da graça de Deus no meio dos homens. Eis aí o verdadeiro evangelho; eis aí a verdade da salvação em sua essência. Nós precisamos saber disso, pois somente assim estaremos entrando em território santo e glorioso que enche nossas almas de santa alegria e de descanso. A história da salvação é Deus operando no meio de homens atirados na lama do pecado, mortos, incapazes de tomar qualquer decisão para Deus. Essa história revela o braço forte do Senhor e revela a grande obra da nova criação (2 Coríntios 5:17). Por essa razão devo continuar mostrando essas maravilhas aos meus leitores.
            Quando é por eleição e não por obras, eis que vemos o poder de Deus. Quem pode vencer o poder do pecado no homem? Quem pode destruir a terrível obstinação e resistência do homem no pecado? Quando os homens estão perante a mensagem santa, mensagem que denuncia seus pecados e que expõe a suficiência do Filho de Deus para salvar perdidos, eis que eles mostram quem realmente são: resistentes a Deus, amantes da mentira e dispostos a massacrar todos quantos ousam anunciar essa verdade gloriosa. É o poder de Deus que entra para vencer toda rebelião do coração. Ora, a Bíblia está cheia de ilustrações que mostram o poder do Senhor, vencendo a terrível resistência do coração humano contra Deus.
            Veja o ladrão na cruz (Lucas 23:39-43), porque ele estava juntamente com seu colega, pronto para criticar, zombar e atacar o Senhor ali na cruz, mesmo estando perto da terrível morte por crucificação, conforme vemos nos livros de Mateus e Marcos. Mas, o que aconteceu? Por que aquele moço mudou de repente sua atitude? Por que de repente seus olhos foram abertos e seus lábios mostraram poderosa mudança vista em suas palavras? Não há outra explicação, senão a do poder da graça eletiva de Deus. Ninguém pode mudar o coração do homem, pois ele é enganoso e perverso até a morte.
            Veja também a atitude de Mateus, conforme o relato de Mateus 9, pois até aquele momento era um publicano, dedicado a servir ao governo romano com cobrança de impostos e era por isso considerado traidor da nação e da religião judaica. Mas veja o que aconteceu, porque nosso Senhor passou por ele e disse: “Segue-me”. Bastou essa ordem partindo da boca do Senhor da glória para que Mateus deixasse tudo, a fim de seguir o Senhor para sempre. Como podemos explicar isso fora da eleição? Não tem como! O poder está no fato que Deus elegeu e conheceu Seu povo de antemão, e que por isso agora chama esses eleitos à salvação.
            Também, o leitor deve saber que é a vontade de Deus agindo para destruir toda incredulidade natural. Como esperar que os homens vão crer no Senhor para sua salvação? É impossível! Eles creem como os judeus creram naqueles dias, esperando que Jesus fizesse milagres e que trouxesse bênçãos materiais. O crer para a salvação é algo sobrenatural que acontece no coração; é Deus entregando pecadores ao Filho (João 6:37); é Deus quebrando o poder da morte, destruindo toda a força do pecado que imobilizou o homem e fazendo com que tudo nele venha a funcionar para Deus. Como pode homens e mulheres abrir a boca e confessar a Cristo como Salvador e Senhor? Como podem eles crê de todo coração?
            A explicação está no fato que Deus conheceu Seu povo de antemão e agora está chamando individualmente esses Seus eleitos. Que majestosa obra do evangelho! Que graça eficaz! Foi isso o que Paulo quis mostrar aos crentes de Roma e é o que o Senhor quer nos mostrar agora.

Nenhum comentário: