segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

OS MISERICORDIOSOS (6)




“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7)
OS TRAÇOS DOS MISERICORDIOSOS.
        Caro leitor, quais são os traços dos misericordiosos? Como podemos conhecê-los? É claro que somente o poderoso e gracioso evangelho pode produzir esse efeito na vida de homens e mulheres, e também é fato que é algo sobrenatural, que não pode vir do homem natural, mas sim de um Deus que opera Sua maravilhosa salvação no meio dos homens perdidos.
        Primeiramente, os misericordiosos são vistos como pessoas que agora entendem a realidade da vida. Enquanto no pecado eles vivem na obscuridade; sua escola é daqui mesmo; o mundo é visto como um lugar espetacular, cheio de belezas e carregado de aventuras tão agradáveis à carne. Mas agora, uma vez que a visão espiritual foi aberta, eis que homens e mulheres passam a ver o quanto viveram marginalizados no pecado; o quanto corriam para agarrar as vaidades terrenas; o quanto empurravam suas almas na ilusão. Agora conseguem ver o quanto Deus usou de compaixão, porque os tirou dessa miséria aqui. Muitos que antes viveram na profundidade do pecado, nos lugares profundos desse vale de dor, agora sabem muito mais que foram agarrados pela compaixão de Deus.
        Em segundo lugar, são pessoas que estão cheias de gratidão e de temor ao Senhor. Somente os atos de misericórdia de Deus pode produzir gratidão nos corações. Os homens são por natureza, ingratos e soberbos perante Deus. Mas quando entendem que foram libertados da escravidão, do domínio de satanás e que escaparam da punição eterna que tanto mereciam, somente assim podem cair aos pés do Senhor e render-lhe ações de graças.  Hoje vemos como as igrejas estão cheias de pessoas que pensam que estão salvas; que    entenderam graça de uma forma errada, e que jamais experimentaram o fato que precisam ser lavadas e purificadas de suas imundícies perante o Santo Senhor. Por esse fato não há nada que inspire gratidão nessas pessoas; nada lhes motiva a consagração, a dar o melhor delas a um Deus que usou de compaixão por homens e mulheres vis. É triste, mas é pura verdade, pois vemos tão pouco interesse pela Bíblia, por santidade, pelo céu. Só posso deduzir que isso ocorre porque jamais essas pessoas realmente entenderam por experiência o significado de misericórdia.
        Mas a verdade é que os misericordiosos estão conscientes de que nada mereciam, senão a morte eterna, por isso estão impressionadas pela sua atual condição. Eles não podem entender por que o Senhor usou de compaixão com quem tanto mereciam a condenação no inferno e lago de fogo. Eles sabem por experiência que não decisão deles, que a decisão foi de Deus, o qual desceu do céu e veio lhes procurar, conforme a mensagem transmitida por um antigo hino:
                               Buscou-me com ternura, Jesus o bom Pastor.
                               Achou-me na miséria, salvou-me com amor.
        Também, essas almas estão impressionadas porque foram escolhidas, como Deus se interessou por elas. Elas ficam emudecidas, porque logo percebem que realmente a salvação foi uma decisão de Deus; que o Senhor lhes conheceu em Cristo na eternidade e que enviou Seu Salvador precioso para vir aqui para tirá-los da terrível ira vindoura (1 Tessalonicenses 1:10). Isso é motivo para chorar, para cair aos pés desse Salvador, para depender Dele no viver, para amá-Lo, mesmo sabendo que jamais conseguem dar-lhes tudo em excelência. Toda essa história eterna de amor faz com que os misericordiosos realmente entendam e vivam segundo essa misericórdia.

Nenhum comentário: