sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

OS MISERICORDIOSOS (4)




“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7)
FEITOS MISERICORDIOSOS
        Prezado leitor, por que os santos foram deixados a vagar neste mundo ingrato e perverso? Já tenho mostra duas razões óbvias. A primeira foi para que eles pudessem testemunhar o que Deus fez de forma misericordiosa em suas vidas. A segunda foi para que eles pudessem louvar ao Senhor por Sua misericórdia, conforme vemos tão bem expressado isso em todo Salmo 107. Creio que há mais razões, mas mostrarei mais três, esperando deixar isso bem esclarecido nos corações dos leitores que realmente amam a Palavra e a levam à sério.
        A terceira é para que pudessem narrar a história desse amor misericordioso. A história da cruz é mais bem contada em corações que foram humilhados e salvos. Não há cultura, nem habilidade humana que possa expressar melhor a história dos atos de misericórdia de Deus aos homens, do que os lábios que foram purificados pela graça. O que Saulo de Tarso fez? Ele simplesmente saiu para narrar em forma de pregação os grandes feitos de Deus. Os remidos do Senhor, todos eles são convocados para falar a todos, mostrando aos homens o quanto o coração de Deus é misericordioso para receber todos os arrependidos.
        Em quarto lugar, creio que também eles foram deixados para que pudessem exibir os traços dessa misericórdia no viver. Eu creio que é aqui que encontramos a lição mais importante de todas, porquanto todos os salvos se tornaram misericordiosos, uma vez que foram achados, salvos e purificados mediante a obra do Salvador ali na cruz. A misericórdia de Deus rompe com o orgulhoso velho homem; quebra a rebelião inata do coração; rompe com todas as ligaduras do inferno e leva o homem à postura de servo. No reino de Deus os salvos são súditos do Rei; no reino de Deus eles se tornam servos uns dos outros; no reino de Deus os salvos agem diametralmente diferentes, da forma como o mundo pensa e age. É claro que nenhum crente é perfeito nisso, mas são trabalhados na graça para alcançar lugares nas alturas do conhecimento desse dom de Deus manifestado aos homens.
        E finalmente, para que eles pudessem ser instrumentos em arrancar o homem dessa vil condição. É claro que nenhum crente tem o poder de salvar; nenhum crente é mediador entre Deus e os homens. Mas os crentes são as vozes de Deus, com as quais Deus comunica aos homens Sua mensagem. Eles são os embaixadores de Deus na terra e podem chegar a Deus em oração, intercessão e súplicas em favor dos homens. O mundo deveria erguer as mãos aos céus em agradecimento a Deus por essa companhia celestial de homens e mulheres compassivos. Mas foi usando homens assim que Deus mostrou Sua bondade compassiva, quando tudo indicava o surgimento da punição de Deus. O que vemos na Bíblia são orações que ficaram marcadas, pois homens santos enfrentaram os céus e a presença de Deus, a fim de rogar por pecadores miseráveis, merecedores da punição vinda de Deus.
        Meu caro leitor, você sabe o que significa isso em seu viver? Você pode afirmar agora que um dia conheceu a compaixão de Deus lhe visitando para lhe salvar? Um dia a graça de Deus lhe levou ao lugar de humilhação, a fim de que sua rebeldia fosse sangrada até à morte? Para que você pudesse reconhecer sua inutilidade e, com efeito, pudesse conhecer o bendito Salvador que veio ao mundo para salvar perdidos? Se isso realmente ocorreu, que bendita história! Você agora é chamado por Deus de “misericordioso”. Veja agora a razão porque Deus lhe deixou aqui; veja a situação desesperadora de homens e mulheres no pecado; veja agora que eles se acham na mesma condição que eu e você estávamos no pecado.

Nenhum comentário: