quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

AUSÊNCIA DE TEMOR A DEUS (1)




“ Não há temor de Deus diante dos seus olhos” “Romanos 3:18”
INTRODUÇÃO:      
        Prezados, estou chegando ao fim dessa série de abordagens desta passagem de Romanos 3 tratando sobre o tema: “Todos debaixo do pecado”. O assunto fecha com um tema tão assombroso: “Não há temor de Deus diante dos seus olhos”. Mas se espera exatamente isso no reino do pecado. Quem ignora isso não sabe o que realmente significa pecado, desconhece seu próprio coração, está envolvido no engano do pecado e é uma presa fácil nas mãos de homens cruéis e enganadores. Mas somos chamados a examinar essa verdade de perto, pois como pode homens e mulheres, criados por Deus, agora vivendo como se Ele não existisse? Como pode homens e mulheres, coroas da criação de Deus, vivendo aqui na terra, todavia, ignorando a presença santa e gloriosa desse Senhor? Podemos medir esse drástico efeito do pecado? Podemos nós compreender o que isso realmente significa? Aprendemos que essa verdade nos ensina:
        1.     Que ao retirar o temor ao Senhor, eis que o pecado cria seu próprio sistema de divindade. E é exatamente isso o que vemos em Romanos 1, a partir do verso 18, pois cada ser humano simplesmente confessa no íntimo que Deus não está presente, que ele é igual a qualquer criatura, que está longe, assim como os homens se distanciam uns dos outros.
        2.     Que ao retirar o temor do Senhor, eis que o pecado traz o orgulho ao coração que faz o ser criado desejar ser igual ao criador. Vemos que cada ser humano é elevado às alturas em querer honras e glórias. Eis aí o que o pecado faz; eis aí a teologia do pecado; eis aí o ensino religioso que advém do coração enganoso e enganado. Eis aí o que se espera de homens e mulheres que andam segundo seu próprio coração.
        3.     Que ao retirar o temor do Senhor, eis que o pecado cria seu próprio sistema de leis dos mais fortes e é nesse caso que satanás entra como o mais forte. Mas é exatamente isso o que a história deste mundo mostra, pois satanás passa esse sistema de ódio para elementos que se tornam cheios de poder para dominar seus semelhantes.  No mundo é visto por aqueles que dominam os povos.
        4.     Que ao retirar o temor do Senhor, eis que os homens querem se revestir das mesmas prerrogativas da divindade, mesmo vendo as impossibilidades pulando perante seus olhos. Não foi assim com Faraó, e outros elementos como Nabucodonosor, Herodes, etc.? Ora, todos nós sabemos o quanto o pecado nos incita a agir assim desde que entramos neste mundo. Ao nascer no pecado já irrompemos nessa vida querendo ser alvos de atenção e totalmente dispostos a negar submissão a Deus e a qualquer autoridade, por isso necessitados de disciplina.
        Então caro leitor, visto que o assunto requer nossa total atenção, porquanto está tratando de nossas próprias vidas, eis que importa que assentemo-nos nessa sala de aula da graça, a fim de aprendermos com esse Santo Professor – o Espírito Santo. O alvo é nos levar à humilhação; é para que vejamos que fomos colocados numa zona de loucura ao viver sem Deus no mundo (Efésios 2:12); é para que saibamos o quanto na prática os homens são ateístas, porque acreditam que podem viver sozinhos, dirigindo suas próprias vidas, sem saber que estão dominados por poderosas e cruéis mãos. Eles ignoram satanás porque o pecado os habilitou a viver daquilo que sentem e veem.
Que perigo ronda as almas! Até mesmos os crentes precisam continuamente de advertência, a fim de não agir como cavalo ou mula sem qualquer entendimento (Salmo 32:9).
        Oh! Vem Senhor, para nos levar à santa e contínua convicção de que carecemos de Ti, de Teus conselhos e de Tua liderança em nosso viver!

Nenhum comentário: