segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A MAIS IMPORTANTE PETIÇÃO A DEUS (1)




“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24)
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor creio que será muito oportuno que eu pregue sobre esse assunto, levando aos meus leitores os ensinos trazidos a nós pelo Espírito Santo nesse Salmo. Estamos vivenciando agora momentos dramáticos, quando a Palavra “apostasia” é mui débil para descrever a forma como a geração atual tem encarado a Palavra de Deus. Na realidade tudo hoje até mesmo virou palhaçada com o uso do nome do Senhor e da autoridade do Seu santo livro. Misturaram tanto o culto a Deus com a iniquidade e o mundo, que o temor ao Senhor é algo completamente desconhecido. Então, necessário é que tomemos a Palavra santa, especialmente nesse Salmo, para que nosso ser seja descoberto pela verdade de um Deus que tudo vê e sabe quais são as intenções do nosso coração.
        Se você pudesse chegar à presença visível de Deus agora, e fosse autorizado a fazer um pedido, o que você solicitaria a Deus? Bem, eu sei o que tanto a natureza humana busca. A história bíblica mostra na vida da nação de Israel, e agora também, o acúmulo de falsos mestres fazendo promessas de prosperidades ao povo. Mas, olhando o texto, vemos que o final deste Salmo resulta numa petição extraordinária por parte do Salmista. No transcorrer desse Salmo ele está deslumbrado diante da majestade de Deus. Ele adora a Deus pela maneira como foi que Deus o criou! Ele está encantado com a onipotência, onisciência e onipresença de Deus! Ele está quebrantado perante esse tremendo Ser que lhe fez para Si mesmo; que lhe criou para que pudesse dar-Lhe glória e graça; que lhe salvou do pecado, a fim de que pudesse agora louvá-Lo e adorá-Lo aqui e na eternidade.
        Então, qual foi a petição do Salmista? Em nada foi semelhante a petição carnal de milhares, como vemos ocorrendo em nossos dias. Nada houve de interesses mundanos; nada houve que prendesse o Salmista a esta vida. Seu temor ao Senhor fê-lo estar no lugar certo, na posição de um pobre verme, carregado de engano do pecado, mas querendo a verdade no íntimo. Veja amigo, como essa petição do Salmista está de acordo com todo ensino das Escrituras. Nesse Salmo vemos quem é a pessoa para a qual Deus volta seus olhos de misericórdia e compaixão. Vemos também o que significa a oração que Deus ouve; vemos também onde a verdadeira fé chega e quais são as intenções de um coração que foi purificado e santificado pelo poder da graça salvadora.
        É claro que essa petição feita pelo Salmista não é o modelo que os homens no pecado querem imitar; nem mesmo os evangélicos modernos, tão cheios de espiritualidade combinada com o espírito mundano. Meu desejo é ver meus leitores no Brasil e no mundo voltando para Deus em Sua Palavra; meu anseio e oração é que a verdade que nos foi entregue nas sagradas letras venham a ser como água para o sedento e pão para o faminto. Maravilhoso é o Senhor que Se revelou a nós pecadores; maravilhosa é Sua graça acessível aos pecadores humilhados; maravilhosas são Suas promessas.
        Nossa riqueza está em conhecer esse Deus, mas para isso essa petição do Salmista deve ser nossa petição. Estou plenamente convicto que corações sinceros anelam isso e desejam fazer a mesma petição, porque consideram as riquezas de Cristo infinitamente melhores do que as promessas feitas por satanás neste mundo amaldiçoado pelo pecado e marcado para a destruição.

               

Nenhum comentário: