quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A MAIS IMPORTANTE PETIÇÃO A DEUS (3)




“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24)
ELE SOLICITA UMA SONDAGEM EM SEU CORAÇÃO: “Sonda-me, ó Deus...”
        Amado leitor continuemos analisando essa petição feita pelo salmista, porque profundos ensinos podem chegar ao nosso coração. Claramente vemos que tal pedido evoca milagre, porquanto não há quem possa invadir essa zona secreta do coração, a não ser Deus, porquanto o coração do homem está totalmente exposto aos olhos do Senhor.
        Também, esse pedido é incrivelmente humilhante, mas ao mesmo tempo sábio. É humilhante porque descobrir os segredos do coração significa que o pecador será posto na condição em que ele precisa estar. Enquanto o coração não for vasculhado pela luz da verdade; enquanto o Senhor não revelar o íntimo, eis que o homem continuará sendo levado pelo engano do pecado. Mas há sabedoria nessa petição, sabedoria jamais achada neste mundo. Quando os homens anseiam ser perscrutados pela luz da revelação bíblica, eis que significa que eles querem o melhor, querem conhecer e andar no temor do Senhor.
        Digo mais que é isso significa avivamento, porque quando homens são despertados por Deus e são humilhados, significa que Deus está presente em Sua ação misericordiosa no meio dos homens. É triste, mas não estamos vendo isso em nossos dias; não há sinais de despertamento. Pelo contrário, o que vemos é um avivamento satânico; o que vemos são os homens ainda mais endurecidos e voltados com toda disposição para as mentiras proferidas por falsos mestres que tanto se multiplicaram. Oh! Quanto motivo para que lamentemos tal situação! Não é o momento para que subamos em oração até o trono de misericórdia? Não é motivo para que supliquemos ao Senhor por Sua compaixão ser vista nesta geração?
        A petição do salmista também mostra o fato que ele confia a Deus essa sondagem. É assim que age o pecado que anseia conhecer o Deus da Bíblia; é assim que chega em vocação aquele que realmente crê. Diante de uma petição assim vemos que caiu por terra toda confiança que os homens têm pelos homens. Em nossos dias cresce essa tendência para apegar-se aos homens, especialmente àqueles que têm aparência de muita piedade, bem como àqueles que são cultos. Os homens agem assim, pois sempre estão dispostos a agarrar o braço mortal, a fim de se sentirem seguros e fortes.
        Mas quando se desponta um avivamento, eis que homens e mulheres correm para Deus e fogem dessa tosca confiança na carne mortal. Quando homens olham pela fé para o Deus da Bíblia, eis que eles estão prontos a ficarem sozinhos com Deus; o mundo perde seu fulgor; as multidões são vistas como almas iludidas e enganadas pelo pecado, assim como um enfermo confia totalmente num médico, para obter dele a cura que tanto precisa. Ora, a Palavra de Deus está cheia de exortações e promessas que motivam tanto homens e mulheres para confiarem apenas em Deus. Vemos por exemplo em Provérbios 3: “Confia no Senhor de todo o teu coração...”. “Confia no Senhor e faze o bem...” (Salmo 37:3), além de muitos outros versos que dão essa ênfase.
        Meu caro leitor, já ocorreu esse avivamento em seu coração? Houve o momento quando você invocou a Deus em profunda humildade, para que Ele sondasse seu coração? Quer que Ele mostre quem é você no pecado, a fim de obter o temor maior a Ele e conhecer a tão grande salvação que Ele conquistou na cruz por meio do Seu Filho?

Nenhum comentário: