terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

AUSÊNCIA DE TEMOR A DEUS (8)



                                              
“ Não há temor de Deus diante dos seus olhos” “Romanos 3:18”
AS PROVAS CLARAS QUE VIVE SEM O TEMOR DE DEUS.
        Prezado leitor, tenho alguns argumentos a mais, na tentativa de mostrar as provas claras de que o homem no pecado vive sem o temor de Deus. Não podemos esquecer que sem o temor do Senhor a vida neste mundo é seguramente escrava do pecado. A única prova de fé no viver é evidenciada num coração que teme a Deus e que anda em santa obediência a Ele. É essa fé que Tiago trata em sua carta, a fé que exibe suas santas obras.
        Minha próxima explicação é mostrar que um caminho cuja fé é fundamentada nos homens, claramente mostra a ausência de temor. Confiar nos homens é algo gravíssimo, porque é incorrer-se em maldição e terríveis perigos. Muitos agem assim, porque quando parece que têm fé firme, baseada apenas na Palavra, eis que as circunstâncias mostrarão que tais pessoas se apoiam nos “braços fortes” dos homens e não somente em Deus. Foi nas asas dessa fé que Pedro cedeu perante as palavras de uma simples mulher e assim negou o Senhor. Foi com essa falsa fé que Demas abandonou Paulo e o serviço do Senhor, porque amou o presente século (2 Timóteo 4:10).
        Também, um viver que depende de circunstâncias para agir, certamente mostrará que não tem consigo o temor do Senhor. Veja a vida do pagão Abimeleque. Por que de repente se arrependeu com medo e assim devolveu Sara para Abraão? Porque Deus lhe apareceu em sonho para avisar-lhe que seria morto, caso deitasse com a esposa de Abraão (Gênesis 20). Foi assim também com o ganancioso Labão, pois só não matou Jacó com toda família porque Deus lhe avisou em sonhos (Gênesis 31). Assim também muitos vivem desse temor circunstancial, vivem de sonhos e revelações e esperam que Deus vai sempre agir assim. Esse temor muitos homens têm, mas tal temor é como gelo que logo se derrete; é como fumaça que logo dissipa. Não há maior perigo do que ter um medo provocado por um coração endurecido, porque assim que as nuvens vão embora eis que as perversidades aparecem como feras que saem da jaula.
        Finalizo mostrando que qualquer pecado não confessado e abandonado, certamente mostra evidência de que não há temor do Senhor no viver. Muitos agem assim, porque caem em seus vícios e tentações, logo começam a pedir perdão a Deus e dizer que jamais vão fazer aquilo novamente. Atitudes dessas mostram que a pessoa desconhece o exercício da graça e também nada sabe do poder atroz do pecado. Oh! Quanto perigo envolve uma vida assim! Normalmente os que vivem sempre pedindo perdão têm oculto no íntimo a certeza de que vão voltar às suas práticas. Um mero pedido de perdão não cancela a maldade, nem limpa e purifica o que foi feito. Deus lida com homens e mulheres que confessam e deixam suas transgressões (Provérbios 28:13).
        É claro que uma vida carregada de culpa levará a vida religiosa com sacrifícios e contínuas “consagrações”. Quanto mais ferve a culpa no íntimo, mais cheia de atividades será a vida religiosa de alguém. Sem o temor ao Senhor homens e mulheres conseguem fabricar fachadas de sacrifícios em torno de suas vidas. Sem o temor do Senhor, eis que satanás aparece como Deus e enche a alma de soberbas aparentemente piedosas.
        Não há outro caminho para os pecadores, senão o do arrependimento. Quando homens e mulheres caem diante de Deus, reconhecendo sua inutilidade e merecimento da condenação eterna, eis que tais almas passam a conhecer a atividade da poderosa graça de Deus em suas vidas. Por quê? Quando o homem mostra que é fraco, então a graça mostra o quanto ela é forte para erguer o homem do pó e elevá-lo à salvação.

Nenhum comentário: