sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

CHAMADOS PARA HERDAR A TERRA (2)




“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra (Mateus 5:5)
OS QUE NÃO PODEM HERDAR A TERRA.
        Quero agora convidar os meus leitores para que juntos examinemos essa maravilhosa e grandiosa promessa dada aos salvos. Mas antes de vermos isso de forma positiva, creio que vale a pena compreender essas coisas de uma forma negativa. Num mundo cheio de mentiras e consequente confusão religiosa, sei que muitos podem estar enganados no pecado, especialmente em nossos dias quando o evangelho da prosperidade terrena tem invadido os corações mundanos e trazido um conforto muito perigoso e letal às suas almas.
        É claro e óbvio que não podem herdar a terra os que amam as riquezas. Note bem que não estou falando absolutamente nada daqueles que têm riquezas aqui, porque sabemos bem que há plena diferença entre ter riquezas e amar as riquezas. O que nosso Senhor condenou foi o deus mamon que se estabeleceu no santuário do coração de milhares. Nosso Senhor procurou instruir Seus discípulos, para que eles fossem despertados contra o perigo de não confiar em Deus e colocar seus corações nessas coisas tão procuradas pelos homens mundanos (cap. 6 de Mateus). Também, Paulo salienta isso em 1 Timóteo 6, mostrando aos crentes o fato que o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males. Ora, basta que olhemos de perto o modo de viver dos mundanos, para que vejamos as tremendas consequências disso.
        Digo mais que, ao chamar o amor às riquezas de mamon, eis que o Senhor mostra quão perigoso é isso, porque é um ídolo que se oculta no coração, tomando pensamento, emoções e controlando as decisões. Milhões e milhões partiram para o inferno porque foram vencidos e entraram voluntariamente nesse cativeiro. Sabemos que qualquer divindade enganadora ocupa lugar no coração, e onde tal deus estiver, o Senhor não está presente. Se um homem é dominado pela ambição de ter dinheiro, riquezas, eis que ele pode chegar à torpe ganância; ele foi elevado aos lugares mais altos da soberba da vida. Por essa razão não tem qualquer possibilidade de herdar a terra. Veja aquele homem rico que procurou Jesus, a fim de granjear uma entrada no céu. Seu deus já estava alojado no seu coração e lhe enchia de motivações ocultas e enganosas. Ele queria unir o céu com a terra, o reino material com o reino invisível. Quanto engano! (Lucas 18:18-23).
        Veja a insanidade daquele discípulo do profeta Eliseu – Geazi. Ao correr em busca daqueles tesouros sírios, eis que foi definitivamente desqualificado para herdar a terra, como agia o profeta Eliseu (2 Reis 5). Nada havia de errado naqueles sacos de riquezas que ele guardou em sua residência, mas Geazi foi impulsionado pelo deus mamon e assim as circunstâncias descobriram suas motivações. Pense na atitude de Acã (Josué 7). Como seu anseio pelas riquezas encobriu o temor ao Senhor; como só confessou sua rebelião assim que fora descoberto, achando que poderia passar despercebido. O Senhor resgatou Israel do Egito para que herdasse com sabedoria a terra e assim pudesse levar aos povos o conhecimento do Deus vivo.
        Meu amigo, eu lhe pergunto se aquele rico da parábola (Lucas 12:19) podia herdar a terra? Claro que não! Seu deus era ele mesmo; seu sonho era viver no conforta carnal e seu coração estava cheio de vaidades terrenas. Para o mundo ele era sábio, mas para Deus não passava de um louco. Muitos vivem assim, porque ao ignorar os perigos eternos estão convencidos de que herdar a terra é sinônimo de possuir bens materiais. Não sabem que os bens materiais são apenas instrumentos de sabedoria no manejo certo do viver. Então amigo, corra daquilo que você nem outro podem segurar com firmeza. As riquezas voam e desaparecem, mas a eternidade vai aparecer após a morte, para anunciar o fato que sem Cristo Jesus o pecador está sujeito à destruição eterna.

Nenhum comentário: