quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OS MISERICORDIOSOS (3)



                                      
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7)
FEITOS MISERICORDIOSOS
        Amado leitor, quanto mais o mundo se enfeita de religiosidade e busca aprovação em versos bíblicos, eis que o resultado será mais arrogância e impiedade. Toda mentira, mesmo as mais parecidas com a verdade, jamais produzirá homens e mulheres humilhados e cheios de misericórdia. Eles poderão falar de amor e exaltará boas atitudes fraternas, mas nada disso significa misericórdia. Somente e tão somente a mensagem da cruz pode encher os corações dos homens dessa compaixão que impulsionou Deus a buscar a salvação deles.
        Então, segue-se que Deus exibe pessoas misericordiosas no mundo e que se não houver isso, não é o evangelho verdadeiro que está em evidência. Igrejas podem exibir seus fieis; seitas mostram com orgulho a multidão de seus fieis seguidores; pastores podem se engrandecer do grande número de membros que têm suas igrejas. Mas, o que Deus tem a apresentar a este mundo? “Bem-aventurados os misericordiosos...”. Eis aí o que a graça salvadora produz; eis aí homens e mulheres nascidos do alto.
        Digo mais, que é algo completamente oposto à mentalidade pecaminosa deste mundo. O mundo detesta pessoas assim, porque elas não combinam com aquilo que se espera de um mundo sob a chefia de satanás e mergulhado no pecado. O mundo sente a fragrância da soberba do diabo; o mundo é dominado pelo espírito arrogante e covarde que impele os homens a viver do jeito que vivem. Neste mundo não há lugar para compaixão, a não ser que haja uma intervenção de Deus. Na cegueira causada pelo pecado os homens nada percebem da miséria em que estão; para eles a vida é ter fama, saúde, bens e amizades. Satanás faz de tudo para que a miséria mesma fique oculta. Normalmente os homens vivem da boa aparência e querem ignorar o que está escondido da multidão que salta com prazer em busca daquilo que fatalmente há de passar.
        Mas, por que essas pessoas são misericordiosas? O que aconteceu que tudo mudou na vida e que agora elas podem ver a realidade daquilo que está acontecendo? Por que agora elas podem olhar ao derredor e lutar em busca do bem dos homens aqui? Note bem que o próprio texto mostra a razão, pois afirma ali que eles são “bem-aventurados”. Na Bíblia essa expressão mostra o quanto a salvação é algo de Deus! Como de repente o miserável, pobre, desgraçado e nu é achado pelo próprio Deus, a fim de se tornar salvo, herdeiro de Deus, filho de Deus e cidadão do céu. Quando a salvação ocorre da maneira bíblica, eis que o cego espiritual passa a verdade; o mendigo espiritual percebe que se tornou rico. Mas acima de tudo ele percebe que tudo veio de Deus, que foi o toque da graça, que foi o chamado do alto e o poder de Deus que lhe atraiu.
        Para deixar ainda mais claro, a alma que agora é bem-aventurada age como um mendigo que de repente descobre que ganhou uma fortuna; como um réu condenado à forca que descobre que está livre da condenação. Minhas tentativas explicar isso por meio de ilustração são fraquíssimas, mas creio que ajuda meus leitores a entender o quanto essa verdade é preciosa para a alma que é salva. Como o salvo entende agora que foi achado pela compaixão de Deus; que nada merecia, senão o inferno; que essa bem-aventurança veio de Deus e que um dia alguém morreu em seu lugar, a fim de conceder essa maravilhosa posição que agora tem diante de Deus.
        Meu amigo você pode entender em sua vida o que significa a frase de uma estrofe de um antigo hino, quando o autor ao falar do Cordeiro que morreu em seu lugar, pergunta:
                “Que poderia em mim achar pra tais afrontas suportar?”

Nenhum comentário: