quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

AUSÊNCIA DE TEMOR A DEUS (5)




“ Não há temor de Deus diante dos seus olhos” “Romanos 3:18”
O TRISTE CAMINHO SEM O TEMOR DE DEUS.
        Prezado leitor, quão louco é esse caminho pelo qual andam os ímpios neste mundo, sem qualquer noção de perigo; sem ver quaisquer sinais da presença bondosa e graciosa de Deus perante seus olhos; sem qualquer capacidade de discernir o que é de Deus e o que não é. É assim que vivem os ímpios, desde a sua entrada neste mundo, já formados pelo pecado, a fim de recusarem no coração qualquer temor ao Senhor. Para este mundo dominado por forças das trevas, eis que não há a sabedoria de perscrutar o passado e examinar com um mínimo de precisão qual foi o destino de seus antepassados que por aqui passaram.
        Meu caro leitor, veja como o pecado fecha as janelas do tempo; o pecado oculta sua passagem de entrada e de saída, a fim de que eles imaginem o viver no momento como se fosse uma aventura na eternidade. Há um sabor de prazer no pecado; há um gosto de satisfação para o momento, de tal maneira que os homens veem liberdade à frente; que eles são livres e que tudo o que veem foi feito para eles, como se eles fossem individualmente um deus. Até mesmo as tribulações que sobrevêm são recebidas com certo ar de vitória sobre elas, como se eles fossem fortes o suficiente para passar por cima de tudo e conquistar o que eles querem lá adiante. Seus corações são cheios de uma agigantada fé, mas a base dessa fé é a confiança inabalável neles mesmos. Quando tudo parece que vai desmoronar à frente, então eles correm para seus ídolos e superstições, a fim de encher suas almas de esperança.
        Mas, quão enganoso é esse caminho! Não há qualquer verdade no reino do pecado. Um pouco de verdade que há no caminho dos ímpios é apenas aquilo que eles precisam para ter noção dos benefícios aqui e para que presenciem algumas “janelas de oportunidades” abertas para sucesso nesta vida trivial e passageira. Na teologia do pecado, a morte é um ser que está bem distante, por essa razão essa figura de terror se disfarça bem e parece que suas ameaças não chegarão logo, para fazer com eles escorreguem no perigoso caminho. Sem qualquer noção de temor ao Senhor, eis que os homens andam como cegos neste mundo. O caminho que leva ao inferno é cheio de terríveis perigos, como se a pessoa estivesse num campo minado. Os bombardeios infernais estão por todos os lugares; os precipícios estão à frente e eles vagueiam sem perceber que chegaram onde estão agora, porque Deus em Sua compaixão lhes impediu que caíssem já no abismo.
        Também, quão passageiro é esse caminho! Ele tem sua entrada, mas tem seu ponto final e os homens nem sabem quanto tempo durará. Para os corações ludibriados pelo engano do pecado, a vida vai prosseguir e eles não têm dúvidas disso. Sempre estão fazendo planos, marcando seus compromissos e ignorando sua fragilidade. Tudo isso acontece porque tudo é escuro no coração; não há qualquer luz vinda do céu para trazer-lhe discernimento. Deus está completamente ausente de suas cogitações, interesses, planos e consequente compromisso. Por essa razão o ímpio sempre acha que ele jamais será a próxima vítima, pois cada dia para ele renova suas forças em prosseguir conforme seus interesses em viver.
        Também, quão miserável é esse caminho! Ora, o segredo da riqueza consiste em ter o temor do Senhor e não aquilo que o mundo oferece (Jó 28). Para os salvos a maior riqueza no viver é andar com Deus aqui. Mas o homem no pecado vive completamente distante desse pensamento e desejo. Ele não é espiritual, mas apenas um homem natural, vinculado à este sistema natural de vida. A única esperança para o homem no pecado é uma intervenção preciosa de um Deus cheio de compaixão. Quando homens e mulheres são atraídos pela poderosa graça, eis que seus corações são transformados e toda cegueira é tirada.

Nenhum comentário: