quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

CHAMADOS PARA HERDAR A TERRA (1)




“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra (Mateus 5:5)
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor, achei por bem, à semelhança da primeira bem-aventurança ampliar esse assunto sobre o fato que os mansos foram chamados para herdar a terra. E quero chamar a atenção de todos para uma melhor e mais profunda compreensão dessa impressionante e rica declaração feita pelo Senhor no texto. Vocês mesmos podem perceber o quanto essa bem-aventurança parece tão paradoxal, especialmente quando se trata de algo que nós não podemos entender, como o assunto de ser manso. Ora, estamos acostumados com um mundo onde os homens vivem a lutar e fazer guerra uns contra os outros. Eles querem pisotear seu próximo, a fim de alcançar seus ideais. O mundo é o palco de um profundo amor pela riqueza; o céu dos homens é aqui mesmo e seu tesouro está aqui, por isso vivem como vivem, achando que não somente são donos, como também estão dispostos a brigar por isso. Quando neste mundo o assunto é possessões materiais, eis que desaparece amor pelos pais, pelos irmãos e  outras atitudes semelhantes.
        É claro que ao tratar sobre os mansos, essa ensino não deve ser arrancado do contexto, porque é resultado de ser pobre de espírito, conforme vimos anteriormente. Eu já pude pregar para vocês acerca desse assunto, mas quero mostrar essa verdade de forma ainda mais dinâmica, justamente porque a ideia que muitos têm é que essa declaração de que “herdarão a terra” trata-se de algo que acontecerá no futuro. Então, essa bem-aventurança é tirada do seu contexto, especialmente no que concerne à vida dos salvos aqui. É claro que os crentes são herdeiros do céu: “Nossa pátria está no céu...” (Filipenses 3:20). Mas eu creio que justamente pelo fato que somos herdeiros de bens eternos é que Deus nos confiou a verdadeira herança neste mundo, herança que o mundo jamais buscará, mas que fazem parte as evidências da tão grande salvação em Cristo.
        Também, estamos envolvidos com um aparente dilema, pois o texto chama os crentes de “mansos”, e muitos são os crentes que enfrentam dia após dia problemas com falta de mansidão, de paciência com seu próximo e todos nós sabemos como a Bíblia nos exorta a buscar a mansidão. Se fomos salvos e a graça nos amansou, por que temos que encarar ainda qualquer disposição de guerra em nós? Não era para nós, na conversão já sermos completos em mansidão? Vemos que nós os crentes estamos envolvidos em problemas sérios com nossa natureza adâmica. Por isso quero dinamizar esse assunto um pouco mais. Vamos deixar que a Palavra de Deus investigue agora nosso coração, porque fomos chamados para herdar a terra; fomos chamados para agir diferentes da maneira como os mundanos agem; fomos chamados para herdar a terra, ela pertence aos salvos e são eles que são autorizados a viverem aqui.
        Caro leitor, minha esperança é que o Senhor me conceda Sua graça para expor esse assunto com fidelidade à Palavra de Deus e também com firmeza. Fomos nós privilegiados com uma tão grande salvação; fomos quebrantados pela graça, a fim de sermos reconciliados com Deus, mediante o sangue purificador e remidor do Seu Filho. Mas, os privilégios da salvação trazem consigo as responsabilidades que nos são devidas. A graça de Deus é nossa força e é nessa força que avançamos, conquistamos e mostramos ao mundo o que realmente significa herdar a terra; fomos chamados para fugir das corrupções da carne, as quais ardem nos corações e incendeiam a natureza carnal e incontrolável dos mundanos. Veremos que o herdar a terra nada tem a ver com essa mentalidade pagã e anticristã da teologia da prosperidade. Veremos que o fundamento que está debaixo de nossos pés é firme e inabalável. Então, avancemos nesse conhecimento!

Nenhum comentário: