sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A MAIS IMPORTANTE PETIÇÃO A DEUS (4)




“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24)
ELE SOLICITA UMA SONDAGEM EM SEU CORAÇÃO: “Sonda-me, ó Deus...”
        Caro leitor, precisamos lembrar sempre que Deus conhece perfeitamente o coração do homem. O próprio salmista está convicto disso e mostra essa verdade desde o começo: “Senhor, tu me sondas e me conheces...”. Essa verdade é de grande valor para nossos corações duvidosos e carregados de enganos advindos de nossa natureza e também deste sistema mentiroso onde vivemos. O pedido do Salmista não tem em vista levar Deus a conhecer seu coração, mas sim para que as verdades ocultas no íntimo sejam trazidas ao conhecimento daquela alma que anseia por conhecer a si mesmo, à luz da revelação bíblica, porquanto quer andar com Deus pelo caminho da verdade.
        Caro leitor, quando pedimos algo a Deus é claro que Ele vai nos atender à luz daquilo que rogamos a Ele. Se quisermos coisas superficiais, segundo as vaidades da carne e do mundo, eis que teremos tudo à nossa disposição para nosso mal. Aquilo que os homens querem eles vão ter, “seja feito conforme a vossa fé”. Esse é o princípio estabelecido por Deus. Quando evitamos pedir ao Senhor aquilo que é tão importante para nosso bem, eis que Ele vai utilizar meios para mostrar o que está ocultando nossas motivações. Ele usa a lei para sondar nosso ser, especialmente através da pregação. Ela chega e toca em nossa maldade interna, mostrando quão horroroso é nosso coração. Mas a lei age como relâmpago faz na escuridão, mostrando rapidamente as coisas.
        Deus também utiliza a mensagem do evangelho para sondar o coração, e não raro os homens fogem procurando um lugar para se esconder, porque não querem que suas maldades ocultas (João 3:21). Vemos especialmente em nossos dias o quanto os homens procuram se ocultar da verdade; o quanto querem meias verdades e não o brilho da glória de Cristo chegando perto. Quão perigosa é essa atitude de hostilidade no tocante à palavra da verdade! Deus dá um solene aviso a todos: “Se hoje ouvirdes a minha voz, não endureçais os vossos corações” (Hebreus 4:7). A humilhação perante a verdade é importante para que as almas conheçam a maldade ocultas no íntimo e assim poderão ouvir a voz misericordiosa do chamado do Senhor à salvação.
        É claro que o Senhor utiliza provações e circunstâncias, a fim de revelar os segredos do coração. Pedro foi deixado sozinho e nessa circunstância mostrou quão covarde era e quanta disposição tinha de negar a Cristo, a fim de salvar sua vida. Quando somos provados é que podemos ver quem realmente somos, se somos de Cristo ou se tememos aos homens. Muitas vezes isso ocorre até com homens considerados piedosos. Foi assim com o piedoso Ezequias (2 Reis 20), pois quando foi deixado sozinho então mostrou sua arrogância ao receber os emissários babilônicos.
        Amado leitor, quão importante é que busquemos em sincera oração essa sondagem feita por Deus! É claro que não é fácil; é claro que é terrivelmente humilhante para nós quando o Senhor lança a luz da sua glória para invadir nosso ser e mostrar todas as atividades ocultas do coração. Onde brilha a glória de Deus, imediatamente nossa luz será apagada; nossas intenções serão descobertas e Deus nos humilhará, a fim de que dependamos apenas da graça. Quando a sondagem vem, eis que é Deus cavando fundo para firmarmos no firme fundamento da verdade inabalável.
        Meu caro amigo, bem pode ser que você está sendo descoberto no coração pelo Senhor; bem pode ser que você está sendo esmagado no ego, a fim de reconhecer seus pecados e agora mesmo correr para Cristo, a fim de obter o perdão dos seus pecados.

Nenhum comentário: