domingo, 28 de fevereiro de 2016

FILHOS DA LUZ NAS TREVAS, FILHOS DAS TREVAS NA LUZ (2)



Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus. Eia! Todos vós que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis” (Isaías 50:10,11).
         FILHOS DA LUZ ANDANDO NAS TREVAS:
         Caro leitor, maravilhosa lição da graça este texto do Velho Testamento transmite a nós, especialmente porque os salvos podem ver que o Servo de Jeová – o Senhor Jesus, é o grande desbravador desse caminho; é Ele o grande herói de guerra, o qual sozinho veio e conheceu o significado do sofrimento; mediante o sofrimento mostrou ser o perfeito modelo da fé vitoriosa, da fé que faz os crentes caminharem a peregrinação cristã neste mundo; que faz com que os crentes conheçam por experiência um pouquinho daquilo que nosso Senhor experimentou amargamente, desde que se humilhou e aqui veio para experimentar a terrível morte de cruz em lugar do Seu povo.
         Meu trabalho agora consistirá em mostrar a todos o que o próprio texto diz a respeito dos sofrimentos pelos quais o Servo de Jeová passou. Precisamos saber a realidade deste mundo; do verdadeiro significado do Vale da sombra da morte (Salmo 23); do que pode estar preparado para nós em termos de sofrimento aqui; que não há um caminho de abençoadas prosperidades segundo os padrões mundanos; que a caminhada rumo ao céu é cheia de escuridão e aterrorizantes inimigos ao nosso derredor; que muitas vezes os santos de Deus sentirão que estão longe de Deus e que o amor eterno foi tirado deles. Caro leitor, se você é um crente genuíno precisa estar informado dessas verdades. Mas o fato é que seu Senhor passou por tudo isso de antemão, a fim de nos livrar dos perigos eternos e mostrar aos santos, que a luz da graça brilha continuamente quando aparentemente tudo parece ser escuro.
         Agora chegou o momento para que encaremos seriamente o texto lido. Vejamos a disposição daquele que voluntariamente se dispôs a se entregar a Si mesmo, por amor do Seu povo; conheçamos Sua perfeita disposição de negar-Se a Si mesmo e enfrentar os mais terríveis terrores que voltaram contra Ele quando por aqui andou e foi até à cruz. Meditemos no fato que Aquele que é a própria luz andou nas trevas. Podemos compreender isso? Nosso Senhor é o resplendor da glória (Hebreus 1:3); Aquele diante de quem homens santos caíram, tombaram aterrorizados. Ele é Aquele diante de quem demônios assustados pensaram que seriam lançados no abismo.
         Ó caro leitor, consideremos a glória de onde Ele veio. Cristo é o Senhor da glória (Tiago 2:1). Não mera luz que durante o Velho Testamento brilhou no santuário do templo em Jerusalém. Não! Ele é a luz do céu! Ele é a eterna luz, é a própria glória do céu; é a motivação do constante louvor, adoração e júbilo. Os santos que já foram para o céu desfrutam lá dessa maravilhosa presença. A cidade Celestial não precisa da luz solar, porque a glória do Cordeiro habita ali. Não há naquele lugar a presença da noite, porque a presença contínua da glória de Cristo está e estará ali para sempre.
         É difícil para meros mortais e insignificantes como eu expor a grandeza da glória de Cristo. Mas todo esforço feito tem em vista levar meus leitores a entender o fato que esse Senhor da glória andou em trevas, quando desceu do céu e aqui veio para conquistar eterna redenção. Nem podemos avaliar Seu sofrer, porque foi infinitamente maior do que aquilo que podemos imaginar. Pensamos no sofrer do nosso Senhor apenas na cruz; pensamos sempre fisicamente, mas esquecemos que o perfeito Senhor conheceu nossas misérias desde Seu nascimento, até a Sua morte na cruz. A gloriosa luz do céu soube o que significa as trevas dos nossos pecados em Seu corpo e as trevas por fora. Em todos os aspectos nosso Senhor foi cercado por trevas, tanto por fora, como por dentro.

Nenhum comentário: