sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CHAMADOS PARA HERDAR A TERRA (11 de 11)




“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra (Mateus 5:5)
AS CONQUISTAS ALCANÇADAS PELOS HERDEIROS DA TERRA.
        Amado leitor, digo mais que os herdeiros da terra conquistam a compaixão pelos perdidos. O mundo é um lugar digno de sentimentos carregados de misericórdia. Os crentes são aqueles que veem a miséria propagada aqui; são aqueles que contemplam com tristeza homens e mulheres perdidos no pecado; e ainda presenciam como o pecado se alastra e que a cada dia a iniquidade prospera neste mundo. Além disso, o sentimento de profunda compaixão é sentimento de nosso Deus. Ora, essa verdade é a que mais Ele manifesta em Sua Palavra. Ele afirma que é um Deus compassivo; que Sua misericórdia dura para sempre; que dá vazão à Sua misericórdia e que é riquíssimo em misericórdia.
        Outro detalhe é que os crentes sabem disso por experiência própria. Os crentes devem ser cheios de humildade, porque entendem que foram arrancados da escravidão do diabo, a fim de serem o que são agora – filhos de Deus, desfrutando na alma da verdadeira liberdade e do descanso. Por essa razão os crentes podem olhar para seus semelhantes com grande desejo de vê-los salvos. Por outro lado é uma conquista, porque todos os crentes ainda carregam na carne pecaminosa as manifestações do pecado em forma de egoísmo, vingança, ofensa, etc. Essas coisas ainda estão acesas e exigem obediência.
        Porém, não raro vemos os crentes sendo colocados por Deus em pressão, a fim de que eles aprendam o que significa misericórdia no viver; o que realmente significa amar as pessoas como Cristo os amou; perdoar, como foram perdoados (Efésios 4:30); e agir com graça, assim como foram aceitos pela bondosa graça de Deus. O leitor atento verá que a vida cristã abundante não é uma conquista fácil; que avançamos em obediência; que muitas vezes erramos, mas as disciplinas chegam para que sejamos amadurecidos em santidade (conforme o ensino de Hebreus 12).
        Também, os santos de Deus acumulam riquezas no céu. À medida que eles avançam em humildade, aprendendo com as derrotas, com as perdas e fracassos, eis que eles nem percebem que estão acumulando tesouros no lugar certo. Os herdeiros da terra só são fortes quando se veem realmente fracos. Um crente que se acha no tope da espiritualidade, certamente está carregando vaidade em seu ser; não sabe o que realmente significa os atos da graça. A graça primeiramente nos aprofunda no fundamento da humildade e da dependência de Deus; a graça nos livra da soberba, por isso procura sempre fazer com que estejamos desapontados com nós mesmos. No exercício da graça em nosso favor, só subimos quando descemos; só glorificamos ao Senhor no viver quando nossa luz pessoal é apagada.
        Também, os herdeiros da terra conquistam o amor de Deus. Milhares desconhecem o amor bíblico agindo no viver dos santos. Só amamos verdadeiramente quando sacrificamos nossa vontade, a fim de servirmos nossos semelhantes. Nessa conquista os santos avançam e a graça nos leva a situações adversas, a fim de que aprendamos na prática.
        Finalizo afirmando que tudo isso é conquistado pela fé, a fé que brotou no coração dos crentes por obra do Espírito Santo. A fé não aparece meramente na salvação, a fim de por o troféu de salvo na mão do crente. A fé faz parte do dia a dia do salvo. A Bíblia chama os crentes de “aqueles que creem”. Note bem o verbo no presente e não no passado. A fé verdadeira é o combustível da graça no coração; é o crente pondo as lições bíblicas em ação; é a confiança em Deus em pleno exercício; é a luz da glória de Cristo bem acesa no viver dos santos para nunca, jamais apagar.


               









Nenhum comentário: