quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CHAMADOS PARA HERDAR A TERRA (5)




“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra (Mateus 5:5)
OS QUE NÃO PODEM HERDAR A TERRA.
        Caro leitor, prossigo em dizer que não estão em condição de herdar a terra os que não reconhecem a soberania e os direitos de Deus sobre tudo e sobre todos. Nosso coração deve carregar a mesma confissão de Jó para os momentos aos nossos olhos incompreensíveis: “O Senhor deu, o Senhor tomou...”. Somos herdeiros de bens eternos, mas não fomos chamados a granjear e adquirir bens terrenos. É claro que administramos os bens que Ele nos empresta por breve tempo, mas devemos estar sobremaneira cautelosos quanto aos Seus absolutos direitos sobre tudo e todos. Que não sejamos ocupados com essas nulidades que tanto buscam os mundanos.
        Então, aprendamos que os herdeiros da terra estão acima de tudo isso; que nossa visão é infinitamente superior ao modo de vida apresentada aos homens aqui. Que somos sustentados por um inabalável fundamento eterno; que tudo o que nos pertence é invisível e está infinitamente longe do alcance da mente natural e profana do homem no pecado; que nossa vitória foi conquistada por Cristo ali na cruz, onde todos os inimigos já foram de uma vez por todas atingidos e destruídos. Eis aí os que foram chamados a herdar a terra.
        Também, digo e afirmo que sem essa confissão de uma fé firmada na cruz, eis que a pessoa continua em guerra contra Deus. Essa confissão precisa estar gravada nas paredes de um coração santificado, caso contrário a inimizade contra Deus continuará. Toda alma salva tem essa confissão marcada no íntimo. Sem essa confissão a alma está iludida, apegada ao mundo e hostil a Deus. Não há possibilidade de herdar a terra os que amam este mundo; os que por fora parecem religiosos, mas que anseiam emendar solenidade com iniquidade. O amor ao mundo é sinônimo de inimizade contra Deus. Os mundanos, tão apegados às conquistas desta vida passageira, não demora muito para que eles sejam surpreendidos nos escorregões desta vida tão cheia de armadilhas e ciladas mortais. Judas quis herdar o mundo, por isso amou suas riquezas; Caim amou a maldição e procurou construir seu mundo em cima desse local tão minado pela ira de Deus; Balaão amou o prêmio da injustiça e achou a morte em lugar daquilo que tão desejou.
        Também, posso afirmar que não podem herdar a terra, os que estão envolvidos em mentiras religiosas. Satanás é o ser mais ardiloso do universo; sua capacidade de imitar a Deus é muito grande. Os homens desconhecem o fato de que o pai da mentira é capaz de apresentar-se aos homens como se fosse Jesus. As mais perigosas mentiras desse astuto inimigo são aquelas quando ele se envolve com a Palavra de Deus. Ele sabe bem como torcer as Escrituras e torná-las objeto de superstição e crendices. E assim muitos se atiram nesse linguajar tão atraente e envolvente dos falsos mestres, achando que estão no caminho certo para Deus. Mas o fato é que as estratégias desse inimigo podem ser vistas como falsas.
        Então, lembremos bem que a religiosidade falsa nunca leva qualquer pessoa ao quebrantamento; nunca humilha os homens e os leva à confissão de seus pecados. A falsa religiosidade é ainda mil vezes pior do que qualquer sistema ímpio deste mundo. Por essa razão, os que se envolvem em qualquer mentira religiosa não foram vocacionados para herdar a terra. Pelo contrário, eles na mentiram só irão prejudicar os seus semelhantes. A falsa religiosidade mantém a ferocidade do coração bem encoberta.
        Não tem outro caminho para o homem. Se há de herdar a terra de modo profícuo e santo, certamente deve buscar sua salvação em Cristo. Se o homem não foi ainda arrancador da condenação, como poderá ser útil a Deus e aos homens?

Nenhum comentário: