quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CHAMADOS PARA HERDAR A TERRA (9)




“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra (Mateus 5:5)
AS CONQUISTAS ALCANÇADAS PELOS HERDEIROS DA TERRA.
        Amado leitor, para concluir esse assunto precisamos ver o que esses herdeiros da terra são convocados para herdar. Qual a real diferença entre as promessas de Deus aos santos e as toscas promessas oferecidas por este mundo aos homens? É claro que as Escrituras não nos mostram um caminho excelente de conquistas materiais, mas sim daquilo que os mundanos nem pouco se interessam. Assim como um leão jamais tem qualquer interesse por um prato de hortaliça, assim também os homens do mundo jamais hão de buscar aquilo que Deus prometeu aos crentes em Cristo.
        A primeira que trago aos meus leitores é a conquista da paz. Talvez o leitor acha esse desafio tão simples, mas não é. Quando se trata da paz com o mundo, o pecado, a carne, etc. tudo bem, porque realmente é fácil alcançar esse tipo de paz. Não precisa guerrear para isso; não há qualquer combate, a não ser contra a verdade que nos leva a vivermos pacificamente com a maldade deste sistema perverso. Jó em Sodoma, podia até viver ali; podia até ser colocado como juiz, mas sendo ele um justo, jamais poderia ter paz com as maldades daqueles habitantes perversos. Note bem que Pedro teve que negar ao Senhor, a fim de obter paz com aqueles inimigos, os quais prenderam o Senhor, a fim de crucificá-Lo.
        Posso aqui também mencionar o bondoso rei Josafá, um homem realmente pacificador. Mas sua ambição pela paz levou-o a transigir com a perversidade de Acabe e Jorão (2 Crônicas 18 e 2 Reis 3). E nós somos inclinados tomar essas decisões aparentemente belas e cheias de amor. Mas é bom que estejamos conscientes de que qualquer pacificação mobilizada pela carne fará o crente sacrificar aquilo que é excelência para sua vida. Vejo isso ocorrendo com muitos crentes fracos e medrosos, pois quando, por exemplo, chega um parente ou amigo em sua casa na hora de sair para o culto na igreja, eis que prefere sacrificar o culto, a fim de manter a paz com os perversos. Ora, nem precisa orar pela salvação de qualquer pessoa se estiver querendo paz a qualquer preço com os perversos, odiadores de Deus.
        Mas vamos ver o que realmente significa conquistar paz. O fato é que todos nós, os crentes, carregamos em nossa carne verdadeira disposição de guerra. Conquistar a paz significa que estaremos dispostos a pagar o alto preço para negar nossos interesses, nossos direitos, a fim de vivermos em paz e não em guerra. Significa que meus direitos terminam, onde começa o direito de outra pessoa. Ora, isso não é fácil, porque normalmente vivemos embrenhados em meios aos desejos por vingança, amargurados, querendo ser tratados com respeito. Não é fato que carregamos normalmente ódio contra alguém que nós simplesmente não gostamos? Não é verdade que as brigas nos lares aparecem porque não estamos dispostos a ceder nossos direitos e buscar o bem dos nossos queridos?
        Ora, o reino de Deus é assim; no reino de Deus somos servos uns dos outros. No reino de Deus um homem se torna servo da sua esposa e luta para ser pacífico e cheio de paz, mesmo quando o ambiente parece ser propício à briga e discórdia. Na sociedade também é assim, porque estamos no meio de homens e mulheres que fazem de tudo para lutar contra aqueles que parecem ser obstáculos a uma posição no emprego e as honras que querem manter no meio de amigos, colegas e patrões. Paz significa que estarei pronto a perder a posição; pronto para ser xingado e maltratado de forma injusta, mas que mesmo assim levarei tudo para Deus e entregarei meus direitos a Ele.
        Foi assim que Daniel fez em Babilônia, mostrando ser um homem pacificador, mesmo que aquilo custasse sua vida. Mas eis que o Senhor foi Sua força e proteção para momentos tão cruéis.

Nenhum comentário: