segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A MAIS IMPORTANTE PETIÇÃO A DEUS (5)




“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24)
ELE SOLICITA UMA SONDAGEM EM SEU CORAÇÃO: “Sonda-me, ó Deus...”
        Caro leitor, avanço um pouco mais para afirmar que o pedido do salmista no texto é tremendamente amargo para a natureza adâmica. Não admitimos que nosso coração seja sondado por Deus, porque ali está guardado nosso real tesouro; aquilo que tanto amamos está ali e é dali que tudo sai para o campo de ação neste mundo. Achamos que a porta está trancada e o segredo desse cofre está oculto; achamos que Deus está por fora, e que ignora o que está guardado no nosso real santuário.
        Caro leitor, sondar o coração é tremendamente doloroso; gostamos de viver da fachada; gostamos de apresentar perante todos com aquilo que somos por fora; por fora somos como sepultura caiada, bonita aos olhos de todos, sem que ninguém, nem nós mesmos saibamos o que está sendo tramado pelo pecado com todo seu arsenal da maldade. Sondar nosso coração? Jamais! Preferimos fugir a ficar perante essa luz celestial e saber por fora quão maligno é nosso ser; como somos iludidos, até mesmo no pensamento de que Deus nada sabe a nosso respeito.
        Nos dias do profeta Ezequiel o povo de Jerusalém tentava se justificar por fora; achava que suas maldades podiam ficar encobertas e que seus atos religiosos serviam para encobrir seus atos, os quais evocavam o juízo de Deus. Até mesmo um profeta pode ser iludido com as manifestações externas do povo. Mas com Deus, jamais. No cap. 8 de Ezequiel vemos como Deus leva Ezequiel em espírito, a fim de contemplar as abomináveis idolatrias praticadas ocultamente pelos líderes religiosos de Israel dentro do templo do Senhor. É exatamente assim que Deus faz quando pedimos a Ele que venha sondar nosso coração.
        Também, seu pedido há de trazer à lume verdades aterrorizantes. Digo isso porque em nossos dias tudo está sendo feito para encobrir essas coisas, e assim os homens são ignorantes do que a Palavra afirma  a respeito da sua natureza. Por essa razão tudo estou fazendo para que meus leitores entendam essas verdades.
        1.     Ao descobrir os resultados da queda. Que aquilo que fora criado está sendo usado como instrumento do pecado (como uma casa ocupada por estranho). Milhares pensam que estão cheios de bondade; que tem boas intenções no coração para Deus e para o próximo. Por essa razão muitos avançam na vida rumo à perdição, ignorando o estado de putrefação espiritual no qual se encontra seus corações. Quão terríveis são os resultados da queda no Éden! Os homens simplesmente procuram ignorar sua condição no pecado, onde estão; como são pobres escravos do pecado (João 8:34); como odeiam a justiça e santidade de Deus; como não toleram o reino do Senhor em suas vidas; como desprezam a salvação de Deus; como dão preferência ao diabo, ao mundo, justamente por satanás alimenta bem suas paixões carnais utilizando seu mundo cruel.
        2.     Ao descobrir, também, as mais profundas malignidades do coração. Enquanto a luz da glória do evangelho não chega ao íntimo, eis que os homens só presenciam o que está por perto. Satanás faz suas festas as quais encobrem a realidade por dentro. Os homens nunca saberão o que eles realmente são, enquanto Deus não lhes mostrar tudo à luz das Escrituras.
        Meu amigo, chegue para a Palavra; não continue no engano do pecado. Se você souber onde foi que o pecado nos deixou, será um grande passo de humilhação perante Deus, mas é nessa condição que o homem precisa ser achado. Seja corajoso em clamar ao Senhor, pedindo-Lhe que mostre tudo o que você ignora a seu respeito.

Nenhum comentário: