quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A MAIS IMPORTANTE PETIÇÃO A DEUS (2)



              
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24)
ELE SOLICITA UMA SONDAGEM EM SEU CORAÇÃO: “Sonda-me, ó Deus...”
        Amado leitor, façamos uma comparação da petição feita pelo salmista neste salmo com as petições feitas pelo povo chamado “evangélico” em nossos dias. Veja como tudo hoje está ligado aos ensinos dos falsos pastores sobre prosperidade. Vemos como todos se interessam pelo mundo e de como viver aqui melhor. Mas quão diferente foi a oração feita pelo Salmista e creio que ela deve ser tomada para ser o modelo da oração feita por todos os que realmente ambicionam conhecer melhor o Deus da Bíblia, a fim de andar com Ele, enquanto peregrinam por este mundo perigoso e passageiro.
        Então, entremos nas considerações gerais do texto. Notemos bem em todo esse grandioso Salmo que o Salmista está carregado de temor, cheio de adoração no íntimo e caído aos pés desse onipotente Deus que lhe criou. O salmista está tão cheio da grandeza e da sublimidade do seu criador, que ele não pode aceitar o fato que há homens que desprezam esse Deus, por esse fato ele também os despreza: “Não aborreço os que te aborrecem“? E para encerrar esse Salmo onde ele se vê tão carregado de adoração e louvor, então o Salmista mostra sua necessidade com três tremendas petições. Nessas petições é que consideramos tudo à luz da nossa real necessidade, como pecadores perante o Deus vivo.
        Primeiramente, sua petição mostrou ser impossível de ser alcançada, a não ser pelo próprio Deus: “Sonda-me, ó Deus...”. Veja amigo, quando se trata de nosso coração, bom é que saibamos o quão impossível é de ser sondado. Nosso coração é um profundo e insondável lugar; é um cofre fechado, cujo segredo está apenas com Deus; é um buraco que vai até ao inferno. Também, lembremos que por natureza não queremos que nossos segredos íntimos sejam sondados; nem sequer toleramos a ideia de alguém entrar ali, especialmente um Deus santo. Igualmente, é extremamente humilhante quando somos sondados no íntimo, porque a luz quando entra revela chocantemente o estado terrível que se encontra o coração no pecado.
        Também, o pecado quer se manter oculto; quer que suas obras apareçam apenas superficialmente; que as motivações terríveis, suas manobras no íntimo, seus reais objetivos não sejam manifestados. É uma máfia do mal, de onde procedem as mais terríveis obras de perversidades e impiedade. Não há ninguém neste mundo que seja capaz de invadir esse lugar, de mergulhar nessa escuridão do coração humano. Os homens conseguem chegar apenas perto do local, mas nem sequer conseguem saber onde está o local de entrada. Os psicólogos vão apenas na “sala de estar”, sem saber que estão perto do poço da perdição.
        Quem pode sondar esse lugar? “Sonda-me, ó Deus...”. Sem que os homens invoquem ao Senhor para que Ele venha fazer isso, eis que eles morrerão em seus pecados. O Senhor da glória conhece tudo; o coração do homem está perante os olhos do Senhor, assim como está clara para mim a palma da minha mão. Quem já fez um pedido desse a qualquer ser humano? Quem fez esse pedido até mesmo a Maria? Ninguém! Mas vemos no Salmo 139 o salmista rogando ao Senhor. Pecadores arrependidos precisam tomar essa decisão já; precisam orar com essa oração; precisam confessar que vivem na superfície, justamente porque não conhecem a malignidade de seus corações; não veem a necessidade de salvação de ter seus pecados perdoados, de andar com Deus dia a dia, porque desconhecem a gravíssima situação do seu coração.
        Que haja o verdadeiro começo para sua vida agora, meu amigo; que de fato você seja achado envolvido nessa tremenda e gloriosa petição agora mesmo.

Nenhum comentário: