sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

OS MISERICORDIOSOS (1)



                                     
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7)
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor, agora chegou o momento para que entremos na segunda sessão dessas bem-aventuranças. O que acontece é que até o verso 6 vimos quem são aqueles que foram alcançados pelo evangelho: Os pobres, os que choram, os mansos e os famintos e sedentos. Na realidade temos aí uma foto dos verdadeiro crente tirada de quatro ângulos. Agora, na sessão seguinte vemos como Deus apresenta esses elementos celestiais na terra em relação aos seus semelhantes:
        1. Os “pobres de espírito” são misericordiosos. Veja bem que quando entendimento da salvação chega ao coração, os pensamentos e sentimentos são mudados em relação a si mesmo e aos seus semelhantes.
        2. Os “que choram” são limpos de coração. Notemos bem como a salvação promove santidade no viver; que não é algo impulsionado por fora, da aparência. Vemos que é algo do coração, de alguém que agora vê a miséria do pecado na carne e a situação de milhares escravizados a todo tipo de paixão.
        3. Os “mansos” são pacificadores. É algo anormal ser pacificador neste mundo. Mas já vimos que quando o homem é amansado pelo poder da graça, eis que ele passa a entender a sua vileza e maldade, por isso não tem qualquer razão para brigar e buscar seus direitos pessoais.
        4. Os “famintos e sedentos” são perseguidos. Que término! Eis aí a multidão ingrata dos homens os santos de Deus, porque não compreendem o trabalho da graça
        Lembremos bem que Deus agora apresenta ao mundo homens e mulheres que foram transformados, feitos cidadãos do céu, a fim de expor ao mundo as maravilhas da graça salvadora. Primeiramente ele trata da forma como aqueles que foram feitos “pobres de espírito” encaram o mundo, a multidão ao derredor. Então, precisamos voltar a contemplar os pobres de espírito na forma como eles contemplam a vida aqui na terra. Creio que temos aí a mais profunda amostra do que realmente significa missões neste mundo. Agora essa multidão compreende o que realmente significa estar em Adão; Agora veremos quem são as pessoas que entendem perfeitamente o significado de ser homem; como veem as multidões estão no pecado e como satanás utiliza homens e mulheres para seus projetos malignos. O fato é que sem o conhecimento da misericórdia de Deus na vida, não há ninguém que realmente possa viver a vida de Cristo na terra.
        Minha oração é que você amado leitor realmente anseia conhecer o verdadeiro significado de ser um crente neste mundo. Que você ame e aceite os desafios da graça no viver. O fato é que milhares hoje pensam que vida cristã é um viver passivo e apagado; que nós fomos salvos e agora apenas aguardamos nossa entrada no céu; que nada mais temos que fazer, porque foi tudo obra da graça, basta cumprir nossos compromissos religiosos, e pronto; pois nada há de alterar nossa salvação que já foi alcançada no dia da nossa decisão.
        Mas não é esse o ensino que a graça põe perante nossos olhos. De fato, os salvos são salvos para sempre, mas eles sabem que foram convocados para uma batalha: “...operai a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2:12). É com tribulações que entraremos no reino; na peregrinação temos milhares de inimigos que querem nos destruir e que nossa luta findará assim que nossos pés pisarem o santo terreno da Nova Jerusalém. Que marchemos assim encarando nossas reais responsabilidades colocadas em nossos ombros por Aquele que um dia nos amou e nos amará para sempre.

Nenhum comentário: