quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

AUSÊNCIA DE TEMOR A DEUS (10 de 10)




“ Não há temor de Deus diante dos seus olhos” “Romanos 3:18”
O CAMINHO DE TEMOR.
        Caro amigo, a cruz é o único lugar onde o homem pode ver seus miseráveis pecados; como foram terrivelmente ofensivos, mesmo aqueles que os homens consideram tão pequenos. Mas assim como uma gota de veneno é tão veneno quanto um balde cheio, assim também o pecado e basta uma pequena transgressão para empurrar os homens no merecido castigo eterno. É mirando a cruz pela fé que brota o temor no coração; é quando a luz que irradia do calvário chega ao nosso pobre ser, que somos assim mergulhados na nossa própria miséria, ao ver tanta desgraça ocupando esse espaço dentro de nosso peito. Então amigo, que não saia da nossa memória o fato que não é temor ao Senhor quando homens correm à procura de bênçãos, de milagres e de prosperidades. É como se homens corressem para os médicos à busca de pão ou de outras necessidades, fora daquilo que médicos podem fazer. O trabalho do Senhor Deus neste mundo é salvar perdidos e não resolver problemas materiais e físicos dos homens.  
        Também, digo mais que caminho de temor não é marcado por atividades, mas por submissão, em querer andar com Deus (Salmo 32). Oh! Quanto a natureza pecaminosa é enganosa e enganada! Muitos acreditam que tudo está bem porque fazem serviços para Deus; porque são ativos na igreja e que trabalham na obra espiritual. Quantos acreditam que Deus está impressionado com tanta atividade. Mas isso em nada significa temor. O que é temor ao Senhor? Como podemos entender o que isso significa no viver? Como podemos estar seguros que estamos no caminho certo, trilhando o caminho seguro para o céu?
        Um caminhar em temor em mostrado por piedade no viver. O homem cheio de temor é carregado de humildade, porque sabe que foi a misericórdia de Deus que o alcançou; sabe que nada merecia, senão a punição eterna, caso não houvesse a intervenção graciosa de Deus em seu viver. O temor do Senhor é mostrado no fato que a pessoa se gloria na cruz, pois nunca sairá da sua mente o fato que alguém ocupou seu lugar ali na cruz, por isso seu ser é tomado de gratidão. Por causa disso é que o homem cheio de temor se separa do pecado e busca viver agradando a Deus em tudo.
        Também, o temor ao Senhor será evidenciado por contínua oração e consagração a Deus. O homem que teme ao Senhor não brinca na jornada; não age com revoltas contra Deus. Ele é obediente em tudo, mesmo sendo cheio de fraquezas e carregado de erros. Mas ele reconhece isso, por isso se apega ao Senhor e utiliza todos os meios da graça para que sua vida venha a crescer ainda mais. O coração temente ao Senhor encontra abrigo na Palavra, tem o maior prazer de ouvir as pregações e procura crescer em discernimento.
        Mais do que isso, o temor ao Senhor não é o medo provocado por uma consciência culpada; não é o terror do juízo eterno que atinge a consciência de um réu culpado. O temor ao Senhor parte de um coração que admira Deus, que o ama, que O adora e que lhe obedece. O temor ao Senhor faz com que o homem evite ser leviano, desonroso, porque sabe as gravíssimas consequências de um viver desobediente. Deus não anda com pessoas aterrorizadas, mas sim tementes e cheias de fé. Deus comunica suas verdades a essas pessoas e são elas aprendem sabedoria e santidade aos pés do Senhor.
        Que diferença do viver mundano! O homem sem temor viverá assim para sempre, mesmo no inferno. Mas a mensagem do evangelho vem despertar homens e mulheres, chamando-os ao arrependimento e à confissão de seus pecados, a fim de encontrar em Cristo a tão maravilhosa salvação.
       









Nenhum comentário: