segunda-feira, 2 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO IV. “Todos se extraviaram...” (2)


“Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis...” (Romanos 3:12)
A INDIVIDUALIDADE DO PECADO: “todos e cada um”
        Amado leitor, que aproveitemos bem essa oportunidade de ouro que a graça nos dá, a fim de perscrutarmos melhor os santos ensinos sobre a condição na qual o pecado deixou os filhos de Adão. À medida que avançarmos mais na compreensão desse texto, certamente veremos o quão monstruoso é o pecado e o quanto esse reino de trevas avança em total domínio de seres caídos e escravizados. Em nossos dias precisamos expor essas verdades em forma de pregação,  bem como precisamos orar por uma visitação da compaixão de Deus, trazendo nas asas da graça a maravilhosa e eterna salvação.
        Hoje todo meu esforço consiste em mostrar o trabalho que o pecado fez e faz em cada homem individualmente, pois o próprio texto nos revela isso no termo: “todos” e na expressão “cada um”. É importante ressaltar isso pelo fato que o pecado nos faz sentir lisonjeados no íntimo e nos enche de justiça própria, a fim de que olhemos para nossos semelhantes, para convencer-nos de que somos diferentes, ou melhores. Essa trapaça do coração ela é vista especialmente quando homens e mulheres estão adornados de religiosidade que satisfaz a carne. Apesar da multiplicidade de indivíduos, somos diferentes uns dos outros. Na criação de Deus vemos essa maravilha, porque os homens diferem dos animais. Todos os homens são tratados por Deus como pessoas individualmente responsáveis. Milhões de pessoas transitam neste mundo, todas vieram de um homem só – Adão, mas cada um é diferente, cada um é tratado por Deus como responsável e que um dia há de prestar contas de si mesmo a Deus.
        No caso do pecado, o ensino bíblico mostra essa decisão individual dos homens. Mesmo que todos igualmente tombaram em Adão, eis que o pecado ergueu cada um para que tomasse seu próprio caminho: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho...” (Isaías 53:6). O pecado opera assim, lidando com a personalidade dos homens e tomando isso para suas funções de maldade. Nem todos farão exatamente o que todos fazem; nem todos se agradam de tudo o que outros fazem, mas todos trabalham individualmente para o pecado. Nem todos vão trair como Judas traiu; nem todos perseguirão os crentes como Saulo perseguiu; nem todos agirão como Faraó agiu perante Moisés e Arão. Mas o fato é que todos em sua individualidade são escravos do pecado. É exatamente nisso que o pecado faz do mundo esse mundo incrivelmente hábil em servir aos planos do diabo. Nem todos vão roubar, matar, adulterar; muitos serão capazes de plantar, construir, comercializar, etc. mas esse é o reino do pecado, utilizando homens para as funções perversas de construir um reino de completa injustiça e sem Deus.
        Veja amigo, todos se convergem para uma só direção, mesmo agindo individualmente; todos são levados pelo turbilhão do mal; todos seguem um caminho tão largo que cabe a todos, e enfim todos caem no mesmo abismo, como as águas de um rio que descem para as cataratas. O que a Bíblia leva em conta é o fato que “...todos pecaram...” (Romanos 3:23). O que interessa aqui é o fato que todos são igualmente culpados, mesmo que nem todos praticaram nem praticam a mesma coisa, todos se desviaram do caminho. Qualquer desvio leva para o erro. Não importa se eu estou indo para o norte, para o sul, para o leste ou para o oeste neste mundo, o fato é que o pecado me tirou do rumo certo – para cima. Então, segue-se que mesmo que todos os caminhos são diferentes e aparentemente belos, eis que são perigosos, letais e no fim todos se encontrarão no mesmo lugar.

        Qual a solução agora? “Arrependei-vos e convertei-vos”, e isso é individual, pois Deus lida com você, meu amigo. 

Nenhum comentário: