quarta-feira, 18 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO V “...não há quem faça o bem...” (6)


“...não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:12)
DESCREVENDO O QUE A BÍBLIA MOSTRA A NOSSO       RESPEITO.
        Amado leitor, creio que pude deixar bem claro aquilo que a Bíblia quer dizer acerca do que diz o texto: “Não há quem faça o bem...”. Creio que se seguirmos criteriosamente os ensinos da Palavra de Deus, certamente seremos capazes de julgar bem as coisas sempre do ponto de vista de Deus e não dos homens. Satanás faz de tudo para combater a verdade; em tudo ele trabalha arduamente para arrumar bem sua casa mentirosa e enfeitá-la com charmes religiosos, assim como tem feito em nossos dias. Os homens modernos não querem ser julgados pela Bíblia, por isso ataca os pregadores, afirmando que não devemos julgar ninguém.
        Mas o fato é que a vida aqui carece de julgamento em tudo, nos mínimos detalhes. Se alguém compra no mercado algo de qualidade, certamente ele terá que julgar entre o que é bom e o que ruim, entre o falso e o verdadeiro. No que tange as Escrituras, lembremos bem que a Palavra de Deus ela mesma julga e os pregadores do evangelho estão julgando sim, quando pregam a verdade. João Batista foi implacável diante de Herodes quando lhe disse: “Não te é lícito possuir a mulher do teu próximo”. É fato que esse golpe direto veio a custar a vida do homem de Deus. Mas o fato é que a Bíblia, sendo ela a Palavra da verdade, eis que mostra tudo a nosso respeito, e o faz de forma completa, indo ao mais profundo do coração, cortando o homem como faz a espada (Hebreus 4:12). Não há como escapar dessa poderosa Palavra da verdade, e mesmo que alguém corra dela aqui, certamente será confrontado no juízo (João 12:48).
        Será que nós, homens e mulheres nascidos no pecado, podemos fazer o bem? Claro que não! Como faremos o bem aos nossos semelhantes, se nós simplesmente recusamos a Deus e à Sua Palavra? Não é isso o que diz o Espírito Santo por meio de Paulo em Romanos 1:18: “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens, que detém a verdade pela injustiça”. Eis aí as Escrituras chegando, a fim de declarar que não podemos fazer o bem, porque recusamos a Deus e Sua verdade. Eis aí nossa decisão em Adão e nossa decisão mostrada no dia a dia. Eis aí, em poucas palavras a loucura, a estultícia nossa em despachar o bem para longe e abraçar a mentira em nosso peito.
        Veja amigo como desligamos no coração a luz, fechamos a porta e recusamos imediatamente a luz do céu entrar. Por quê? Porque odiamos a Deus e a Sua Palavra, e consequentemente não podemos fazer o bem ao nosso próximo. O pecado não é a energia do bem; o pecado não é um estímulo a servir nosso próximo naquilo que serve para sua edificação. O pecado no íntimo é um verdadeiro Black out e assim tornamo-nos inúteis, assim como um pão queimado e como uma vela desfeita pelo calor.
        Não podemos fazer o bem porque todo mecanismo do pecado trabalha contra essa santa atividade. No tocante ao bem o homem, tudo no homem, emocional e fisicamente foi completamente destruído e nada pode ser usado para essa finalidade. A lei grita aos seus ouvidos, mas o encontra morto e amaldiçoado. A natureza toda está a contemplar essa criatura completamente esvaída do sangue puro, completamente desfigurada e despida daquilo para o qual o Criador havia feito – para servir.

        Tudo o que fora santificado na criação, todo projeto de família, de filhos, de fraternidade, de esposa e esposo, de paternidade e maternidade, de segurança, de domínio da criação, etc. tudo, simplesmente tudo veio a tombar; foi uma verdadeira catástrofe o que ocorreu ali. Será que o tempo mudou tudo? Não? A história humana mostra o que ficou de escombros, de ruínas. Como pode o pobre pecador ser restaurado? A resposta está nas Palavras do Senhor Jesus: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10).

Nenhum comentário: