segunda-feira, 16 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO V “...não há quem faça o bem...” (4)


“...não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:12)
O QUE SIGNIFICA FAZER O BEM
        Caro leitor, digo mais que “fazer o bem”, do ponto de vista bíblico, significa que estou no Reino de Deus, que Ele é Rei e nós somos súditos. O modo como os homens compreendem fazer o bem é diametralmente contrário aos padrões do céu. Enquanto os homens forem súditos do pecado e do príncipe deste mundo, como vão querer servir ao Senhor dos senhores? Os servos de Deus fazem o bem tendo em vista agradar a Deus, e quando isso acontece eis que realmente estarão atendendo àquilo que os homens aqui precisam.
        Foi essa a reação dos apóstolos diante dos líderes religiosos de Jerusalém: “...Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus” (Atos 4:19). Note bem que os homens odiadores de Deus queriam impedir que eles fizessem o bem, que era falar do evangelho ao povo. Amado leitor, quando não estamos servindo ao Senhor é fato que não estaremos fazendo o bem a ninguém, mas estaremos sim, buscando nossos próprios interesses que são essencialmente egoístas.
        E é exatamente aqui que preciso desenvolver esse tema. O que aconteceu quando em Adão caímos no pecado? Será que o pecado pode produzir algum bem? Será que da descendência manchada e maculada de Adão pode brotar algo que não seja venenoso? Olhemos bem, encaremos bem a raça em Adão. O que os homens podem produzir de bem? Sem Deus os homens são idólatras e fazem seus caminhos bem marcados para longe de Deus. Foi assim com Israel no Velho Testamento, pois deixado solta aquela nação estava literalmente apta para desafiar a Deus e trabalhar incansavelmente pelos seus objetos de idolatria.
        Podem os homens produzir o bem? Pode a raça caída, por ela mesma produzir homens santos, de caráter, de pureza de coração e de santa esperança da glória? Claro que não! O esquema do pecado é desmanchar o bem e organizar o mal; é anular a verdade, a fim de instituir a mentira; é tentar destronizar Deus e elevar o reino mentiroso e homicida do diabo. O que vemos neste mundo são homens e mulheres pacíficos com o pecado, mas armados para guerrearem contra Deus; o que vemos são homens e mulheres querendo alcançar a glória mundana para si e odiando o reino do céu, por ser este o reino santo de Deus.
        Ó meu caro leitor, não esqueçamos o que o pecado fez, pois paralisou nosso ser, matou o homem verdadeiro, do coração e fez com que toda obra criada por Deus fosse usada para suas finalidades vãs e vis. Ora, o homem verdadeiro é o homem do coração e não aquele que foi feito numa faculdade, numa religião ou mesmo na forja das dificuldades deste mundo. Neste sistema passageiro tem muita coisa que parece ser belo, santo e útil, mas a verdade é que o mundo usufrui daquilo que é do mundo, e tudo o que vemos não somente passa, como também é colocado num só pacote para ser atirado no abismo. Que valor tem este sistema maligno para Deus? O mundo é e será o mesmo até o juízo global de Deus. Os homens não mudam, eles são os mesmos, sempre desafiadores de Deus (Salmo 2) e cheios de terríveis paixões.
        A transformação só acontece quando homens e mulheres são atraídos pelo chamado da graça. E quando isso acontece, eis que homens e mulheres passam a considerarem mortos para este sistema iníquo. Veja amigo, que Deus não tem em vista mudar este mundo, mas sim transformar homens e mulheres visitados pela Sua compaixão. A obra do Espírito de Deus não pode ser adaptada ao esquema daqui; a santidade não pode misturar com a iniquidade; o céu não se harmoniza com o mundo.

        Veja amigo, que o único recurso para os pecadores está em Cristo Jesus. O Senhor veio ao mundo para salvar perdidos. Ele já lhe salvou, meu amigo?

Nenhum comentário: