quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A FAMÍLIA DO SENHOR (9)


“Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50).
CONHECENDO A VERDADEIRA FAMÍLIA DO SENHOR (versos 48-50).
        Caro leitor, que nossos corações sejam tomados dessa santa verdade que está acima da compreensão natural, que Deus tem Sua família aqui e que essa família é composta de pessoas que fazem a vontade Dele. Além disso, nosso Senhor não faz distinção entre judeus e gentios, pois afirma: “Porque qualquer...”. Isso significa que qualquer alma que de coração se converte a Cristo, certamente algo miraculoso, maravilhoso, eterno e incompreensível à mente humana está ocorrendo em sua vida, porque é impossível que o homem natural venha fazer por si mesmo a vontade de Deus.
        Então, quando uma alma se converte a Cristo, eis que se finda os laços terrenos e fortalecem os laços eternos. Na família do Senhor não há mais grau de parentescos, como de primos, tios, mãe, avôs, etc. Nosso Deus não possui netos nem sobrinhos. Ele é o Pai eterno e só tem filhos. Quando homens e mulheres se arrependem e se voltam à Palavra de Deus, eis que imediatamente surge uma cisão, porque a família natural não combina com a família espiritual. Foi assim com Rute, porque aquela alma convertida ao Deus de Noemi imediatamente se se desinteressou pela sua família, e assim a fé se dispôs a mudar definitivamente para Belém, a fim de ali viver com o povo de Deus, servir ao Deus de Israel e morrer com o povo santo.
        Foi assim também com Abel, pois quando conheceu a justiça de Deus mediante o sangue do Cordeiro, eis que achou pela frente o ódio mortal do seu próprio irmão, Caim (Gênesis 4). Tem sido assim a história do povo de Deus, porque não pode haver ligação entre o que é natural com aquilo que é eterno e espiritual. Mas eu sei que o leitor está pensando agora que os verdadeiros crentes terão ódio em seus corações contra seus familiares, a partir da conversão. Quanto engano! Nosso Senhor não mostrou tal atitude para com Sua mãe, nem para com Seus irmãos. Pelo contrário, na cruz Ele designou João para cuidar de Maria e esta se tornou uma fervorosa crente, participante da comunidade dos discípulos. Sabemos também que pelo menos alguns de Seus irmãos, após a ressurreição se converteram, reconhecendo que Jesus, de fato era o próprio Deus que se tornou carne.
        Então, creio que podemos ver a dimensão gloriosa e impactante dessa família do Senhor, pois é certo que as coisas eternas e santas fortalecem as coisas naturais. O que é santo vem para santificar aquilo que é impuro e passageiro. Por exemplo, José no Egito, ao invés de ter em seu coração um ódio e desejo de vingança contra seus irmãos, foi abrasado em seu coração um amor incrível por eles e um desejo de vê-los seguros e protegidos. Os salvos normalmente não guardam ira em seus corações, mesmo que sejam odiados e repudiados porque se tornaram crentes; os santos de Deus estão armados de amor, de compaixão, de oração, de santos desejos de ver seus queridos aqui conhecendo o que eles passaram a conhecer.
        Posso aqui lembrar de Paulo, porque quando era um fariseu severo e cruel, o que podia dar ao seu povo? Mas quando se converteu e conheceu seu Senhor, eis que seu coração foi tomado de uma intensa compaixão, a ponto de se tornar um intercessor perante Deus em favor do povo de Israel, por isso disse: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação” (Romanos 10:1). Eis aí o que significa a diferença entre o amor natural e o amor espiritual que habita no coração do povo salvo.
        Caro leitor, o que vemos aqui em termos de família é apenas algo simbólico, a fim de mostrar as realidades eternas. Todo amor familiar aqui passa. Então amigo, conheça agora em seu coração o amor salvador de Cristo, então tudo mudará.
style='font-size:14.0pt;font-family:"Arial","sans-serif"'>         Meu amigo, qual é a sua situação no momento? No íntimo você é ainda um rebelde contra o Filho? Se for esteja certo que está debaixo da terrível ira de Deus. Só há uma chance de escapar: é se humilhando perante a verdade, se arrependendo e se convertendo a Ele de todo coração.


Nenhum comentário: